O estado de Minas Gerais tem uma vasta riqueza cultural, uma culinária abundante e uma natureza exuberante o que faz com que as cidades mineiras se destaquem no turismo no Brasil e sejam responsáveis por movimentar mais de 200 mil pequenos negócios e gerar cerca de 8% dos empregos no estado – resultado acima dos 3% da média nacional no Brasil.
Segundo o Anuário Estatístico de Turismo de 2020 – Ano base 2019, do Ministério do Turismo, Portugal foi o 2º maior emissor de turistas internacionais para Minas Gerais, atrás apenas da Argentina.
O estado onde foi dado o primeiro grito de liberdade brasileiro, une cultura, gastronomia, natureza e um povo muito hospitaleiro.
A arte ocupa as ruas e as igrejas e é possível encontrar rotas que mudam a experiência do turista, que tem ainda a possibilidade de provar sabores únicos, conhecer pessoas marcantes e viver experiências absolutamente libertadoras, é o encontro entre tradição e contemporaneidade. Uma região cultural consolidada no Brasil, em virtude do seu conjunto artístico cultural em várias áreas, razão pelo qual foi escolhida como o destino do ano em Portugal.
Conhecer Minas Gerais é muito mais do que uma simples viagem turística, é estabelecer uma vivência com a natureza mineira.
Um lugar onde a exuberância da natureza combina com a simplicidade das pessoas e onde o passado vive em harmonia com o novo.
Democrático, o Estado guarda surpresas tanto para quem gosta de tranquilidade quanto para quem prefere doses extras de adrenalina. Para os fascinados pela gastronomia ou para jovens em busca de diversão.
Foto: Acervo Setur MG