O setor do caravanismo revelou um forte crescimento nos últimos anos e cada vez mais pessoas aderem a esta forma de turismo. No entanto, para os viajantes de primeira viagem, a escolha da autocaravana continua a ser o principal desafio. Para a CamperDays, o “booking.com do aluguer de autocaravanas”, a viagem começa com duas perguntas: Com quem vai viajar? E que tipo de viagem está a planear?
Se tivermos em conta o perfil do autocaravanista que visita Portugal, segundo dados da empresa em 2023, a faixa etária dominante são jovens adultos entre os 25 e os 34 anos, representando 31% das reservas em território português. Para estes casos, as caravanas de tamanho médio, carrinhas ou mesmo caravanas parcialmente integradas, com mais espaço e bom isolamento contra o frio são a melhor escolha.
No que diz respeito a destinos internacionais, os caravanistas portugueses tendem a optar por Espanha e a Alemanha, de acordo com os dados de reserva da marca, e nestes casos é recomendado alugar uma autocaravana de modelo carrinha. Estas caracterizam-se por ser um veículo prático, perfeito para viajar em pequenas estradas rurais ou para os aventureiros que planeiam a sua rota fora de estrada.
A viagem de casal numa carrinha
O modelo de carrinha é a opção mais recomendada para uma viagem a dois. Estes veículos são especializados tanto em viagens citadinas como em passeios de montanha. Este modelo é adequado para campistas principiantes, o que constitui um bom ponto de partida para um número crescente de utilizadores deste tipo de viagem. Apesar de ocuparem menos espaço, estas autocaravanas proporcionam um grande conforto, com a opção de uma tenda instalada no tejadilho, e podem até incluir uma casa de banho completa.
A CamperDays recomenda esta opção para os casais caravanistas que ficam em Portugal ou viajam pela Europa. Para além de serem de fácil manuseamento, permitem o acesso a locais idílicos, seja na montanha ou perto da costa.
Três tipos de caravanas para férias em família
Existem os modelos parcialmente integrados e os modelos alcova, em que a capacidade de passageiros varia entre 5 e 6 pessoas. A única diferença prende-se que no estilo de caravana parcialmente integrada, a cabine do condutor e o espaço habitacional estão separados por uma soleira, enquanto no modelo alcova, a área de condução está totalmente integrada no resto da caravana. Dispõe igualmente de uma alcova por cima da cabina do condutor que proporciona mais espaço. Ambos se posicionam como as opções mais práticas para famílias ou grupos de amigos, dentro da oferta que se pode encontrar no mercado. Têm cozinha, espaço de arrumação e casa de banho separada são alguns dos “must haves” que os viajantes procuram quando reservam a sua viagem.
Outra opção que eleva o nível de conforto da viagem é o modelo integrado. Adriana Neves, Marketing Manager da CamperDays, afirma que “é a caravana mais bem equipada, com uma cozinha totalmente integrada e com maior conforto na área de estar”. Trata-se de um tipo de veículo de trabalho ou lazer que, embora se enquadre na categoria de topo de gama, tende a ser um dos preferidos das famílias para as suas férias de longa duração.
Independentemente do modelo de autocaravana escolhido, existem outras variáveis que influenciam a escolha tanto do modelo de autocaravana como do destino. Uma delas é o nível de experiência do campista, que é essencial para se sentir confortável durante a aventura e, sobretudo, o orçamento previsto para a viagem.