Partilhar

Viajar em casal ou em família: conheça os modelos de caravanas recomendados para cada ocasião

A CamperDays recomenda carrinhas compactas para as férias em casal e modelos parcialmente integrados para famílias.

10 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

O setor do caravanismo revelou um forte crescimento nos últimos anos e cada vez mais pessoas aderem a esta forma de turismo. No entanto, para os viajantes de primeira viagem, a escolha da autocaravana continua a ser o principal desafio. Para a CamperDays, o “booking.com do aluguer de autocaravanas”, a viagem começa com duas perguntas: Com quem vai viajar? E que tipo de viagem está a planear?

 

Se tivermos em conta o perfil do autocaravanista que visita Portugal, segundo dados da empresa em 2023, a faixa etária dominante são jovens adultos entre os 25 e os 34 anos, representando 31% das reservas em território português. Para estes casos, as caravanas de tamanho médio, carrinhas ou mesmo caravanas parcialmente integradas, com mais espaço e bom isolamento contra o frio são a melhor escolha.

 

No que diz respeito a destinos internacionais, os caravanistas portugueses tendem a optar por Espanha e a Alemanha, de acordo com os dados de reserva da marca, e nestes casos é recomendado alugar uma autocaravana de modelo carrinha. Estas caracterizam-se por ser um veículo prático, perfeito para viajar em pequenas estradas rurais ou para os aventureiros que planeiam a sua rota fora de estrada.

 

A viagem de casal numa carrinha

O modelo de carrinha é a opção mais recomendada para uma viagem a dois. Estes veículos são especializados tanto em viagens citadinas como em passeios de montanha. Este modelo é adequado para campistas principiantes, o que constitui um bom ponto de partida para um número crescente de utilizadores deste tipo de viagem. Apesar de ocuparem menos espaço, estas autocaravanas proporcionam um grande conforto, com a opção de uma tenda instalada no tejadilho, e podem até incluir uma casa de banho completa.

 

A CamperDays recomenda esta opção para os casais caravanistas que ficam em Portugal ou viajam pela Europa. Para além de serem de fácil manuseamento, permitem o acesso a locais idílicos, seja na montanha ou perto da costa.

 

Três tipos de caravanas para férias em família

Existem os modelos parcialmente integrados e os modelos alcova, em que a capacidade de passageiros varia entre 5 e 6 pessoas. A única diferença prende-se que no estilo de caravana parcialmente integrada, a cabine do condutor e o espaço habitacional estão separados por uma soleira, enquanto no modelo alcova, a área de condução está totalmente integrada no resto da caravana. Dispõe igualmente de uma alcova por cima da cabina do condutor que proporciona mais espaço. Ambos se posicionam como as opções mais práticas para famílias ou grupos de amigos, dentro da oferta que se pode encontrar no mercado. Têm cozinha, espaço de arrumação e casa de banho separada são alguns dos “must haves” que os viajantes procuram quando reservam a sua viagem.

 

Outra opção que eleva o nível de conforto da viagem é o modelo integrado. Adriana Neves, Marketing Manager da CamperDays, afirma que “é a caravana mais bem equipada, com uma cozinha totalmente integrada e com maior conforto na área de estar”. Trata-se de um tipo de veículo de trabalho ou lazer que, embora se enquadre na categoria de topo de gama, tende a ser um dos preferidos das famílias para as suas férias de longa duração.

 

Independentemente do modelo de autocaravana escolhido, existem outras variáveis que influenciam a escolha tanto do modelo de autocaravana como do destino. Uma delas é o nível de experiência do campista, que é essencial para se sentir confortável durante a aventura e, sobretudo, o orçamento previsto para a viagem.

Mais Recentes

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 4 minutos

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 15 minutos

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 22 minutos

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 1 hora

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 2 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 3 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 4 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 4 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 4 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 4 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 5 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 5 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 6 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 7 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 7 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 7 horas

O desafio está lançado: teste estes produtos do Lidl e ganhe vales de compras

há 7 horas

Truque para cozinhar salmão: aprenda como retirar a pele sem usar a faca

há 8 horas

Investigadores portugueses desenvolvem testes para prever benefício clínico da medicação em pessoas com Fibrose Quística

há 8 horas

Óbito: Morreu a modelo Lucy Markovic, estrela do Next Top Model da Austrália

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.