O WhatsApp informou que a sua aplicação deixou de funcionar em determinados equipamentos, avança a DecoProteste. Conheça os requisitos para manter a aplicação de mensagens no telemóvel e saiba em que modelos deixará de funcionar, revela a DecoProteste.
WhatsApp é compatível com que sistemas operativos?
- Telemóveis com Android 5.0 ou posterior: a partir de 1 de janeiro de 2025.
- Telemóveis iPhone com iOS 15.1 ou posterior: a partir de 5 de maio de 2025. Atualmente, ainda funciona em dispositivos com iOS 12 ou superior.
Telemóveis Android em que o WhatsApp deixará de funcionar
Desde 1 de janeiro de 2025, o WhatsApp já não é compatível com telemóveis Android que utilizem o sistema operativo 4.4 KitKat ou versões anteriores. Trata-se de versões muito antigas, dado que o Android já está na versão 15, lançando uma nova versão por ano. A maioria dos telemóveis Android têm versões posteriores que continuarão a suportar o WhatsApp.
Alguns exemplos de modelos com mais de 10 anos em que o WhatsApp deixará de funcionar:
- Samsung: Galaxy Core, Galaxy Trend Lite, Galaxy Ace 2, Galaxy S3 Mini, Galaxy Trend II e Galaxy X Cover 2;
- Huawei: Ascend Mate, Ascend G740 e Ascend D2;
- HTC: One X, One X+, 500 e 601;
- LG: Optimus G, Nexus 4, LG 2 Mini, L90;
- Motorola: Moto G (1.ª geração), Droid Razr HD, Moto E (1.ª geração);
- Sony: Xperia Z, Xperia S, Xperia T, Xperia V.
Telemóveis iPhone em que o WhatsApp deixará de funcionar
A partir de 5 de maio de 2025, o WhatsApp deixará de funcionar em iPhone com iOS 14 ou anterior. Se o seu iPhone permitir, atualize-o para o iOS 15.1, pelo menos. Caso contrário (por exemplo, se tem um iPhone 4S), terá de se despedir do WhatsApp.
Modelos de iPhone afetados: iPhone 3G e 3GS, iPhone 4 e 4S, iPhone 5 e 5C, iPhone 6S, SE e 6S Plus.
Se tem um destes modelos, pode ser útil fazer uma cópia de segurança das suas conversas para não as perder.
Poucos utilizadores afetados
São uma minoria os utilizadores que ainda possuem versões tão antigas dos sistemas operativos da Apple ou Android. Se trocar de telemóvel a cada dois ou três anos, na maioria dos casos, dispõe de equipamentos suficientemente atualizados para suportar a aplicação do WhatsApp.
Que alternativas têm os afetados?
Se pertence ao reduzido grupo de utilizadores com dispositivos mais antigos, pode utilizar outra aplicação de mensagens. O WhatsApp é líder, mas existem outras aplicações que permitem conversar de forma instantânea com os seus contactos, como Telegram, Snapchat, iMessage e as apps de mensagens das redes sociais.