Qualquer verdadeiro fã do Natal adora e aguarda entusiasmadamente o momento de decoração da árvore. É uma ocasião especial que apenas acontece uma vez por ano. Felizmente para conseguir obter uma árvore bonita nem sempre é necessário gastar muito dinheiro.
[Leia também: Tradições de Natal mais estranhas de sempre? Eis alguns dos exemplos mais curiosos]
Alguns pequenos truques e ideias inteligentes podem fazer toda a diferença na decoração. Eis algumas das dicas mais essenciais que deve seguir este ano.
- Escolher a árvore certa
Qualquer bom artista precisa de uma tela apropriada. Ao comprar e escolher uma árvore deve estar sobretudo atento ao tipo de ornamentos que irá utilizar. Arvores com mais espaço livre entre os ramos serão indicadas para conseguir utilizar peças decorativas mais substancias. Já os pinheiros mais “cheios” serão perfeitos para um look mais simples.
De resto esteja também ao espaço que terá disponível. Não deve escolher uma árvore demasiado grande que “consuma” toda a área livre da sua sala. Por outro lado, se tiver uma casa de grandes dimensões escolha algo substancial.
- Primeira camada de luzes
Existem atualmente inúmeras diferentes soluções para as luzes de Natal. Deve sempre começar com algo mais simples e discreto que se adeque a qualquer tipo de decoração. Esta primeira camada mais sóbria irá permitir depois uma maior flexibilidade. Poderá incluir mais um outro fio de luzes mais coloridas que funcionem como complemento. Procure escolher luzes com um fio verde ou escuro, de forma a garantir que este se torna praticamente invisível na árvore. Ajuste a quantidade de luzes ao tamanho da árvore.
- Crie pontos de atenção
Uma árvore deve ter entre 5 a 7 áreas capazes de cativar mais a atenção. Seja através do uso de peças decorativas especiais ou luzes, este tipo de organização irá oferecer um look mais estruturado à sua árvore, garantindo que as pessoas se concentram mais em certas áreas do que outras. Uma boa forma de criar pontos de atenção é aproximar uma série de ornamentos que combinem bem. Faça estes “grupinhos” e distribuía-os elegantemente pelo pinheiro.
- Use luzes de diferentes tamanhos
Esta é uma boa dica para assegurar um interessante contraste na sua decoração. Para além do fio de luzes base mais simples, pode depois acrescentar outros tipos de luzes coloridas com tamanhos ou formas diferentes que tornem a decoração da sua árvore bem mais engraçada.
- Coloque primeiro os ornamentos especiais
É fácil “cair” na armadilha de tentar apressar a decoração, colocando de forma algo aleatória os vários tipos de ornamentos. Todavia se deseja criar algo verdadeiramente especial então deve escolher de forma criteriosa a localização das suas peças mais especiais. Estes tipos de ornamentos devem sempre ser colocados primeiros. Apenas depois disso deve introduzir os outros elementos complementares.
- Siga um tema
Uma árvore terá uma força e destaque bastante maior se estiver inserida num tema geral de decoração que seja visível ao longo da casa ou divisão. Seja uma determinada cor, um qualquer símbolo ou tipo especifico de imagem, deverá tentar criar um conceito que ajude a guiar todas as escolhas do seu processo decorativo.
- Utilize elementos naturais
Este é um bom conselho para reforçar o aspecto mais natural da sua árvore. Sempre que possível traga alguma natureza para dentro de casa. Musgo, pequenos ramos e pinhas são bons exemplos de elementos que devem fazer parte da sua decoração.
- Localização ideal
Os seus vizinhos não podem invejar a sua árvore se não a conseguirem ver, não é? Preferencialmente a árvore deverá ser colocada numa área espaçosa junto a uma janela. No entanto, tenha cuidado para não a colocar muito junto a uma fonte direta de luz solar. Se o fizer, a árvore pode acabar por bloquear a luz que entra na sua casa, deixando toda a sua sala mais escura e fria.
- Cubra os espaços vazios com flores
Esta dica pode até ser considerada uma pequena batota, mas a verdade é que é extremamente inteligente. Se achar que a sua árvore está com áreas muito vazias ou pouco cuidadas, então pode simplesmente escolher esconder as mesmas utilizando uns arranjos e elementos florais da época. Esta é uma forma simples de conseguir complementar o look da árvore da melhor maneira.
- Escolha um papel de embrulho adequado
Esta última dica não tem tanto a ver com a árvore em si, mas com aquilo que escolhe colocar em seu redor: os presentes. Um conselho muitas vezes desvalorizado passa por escolher um papel de embrulho que combine da melhor forma com a decoração que criar para o pinheiro. Este é um daqueles pequenos pormenores capazes de fazer toda a diferença no resultado final. Se for muito difícil encontrar um papel que combine então escolha algo simples (castanho claro) e depois utilize algumas fitas com a cor dominante da árvore.
[Leia também: 10 factos (surpreendentes) sobre o Natal que provavelmente desconhece]