10 dicas que o vão ajudar a envelhecer melhor

Quer sentir-se mais jovem e rejuvenescido? Descubra aqui se está a fazer as escolhas mais acertadas.

Muitas vezes pode ser difícil termos total certeza de que estamos a fazer as escolhas mais saudáveis para o nosso bem-estar. A verdade é que é impossível estarmos sempre consciente de todos os malefícios associados a um determinado hábito, produto ou alimento.

No entanto, por vezes algumas simples alterações no nosso quotidiano podem significar um contributo positivo para o nosso bem-estar. Algumas simples mudanças benéficas nas nossas escolhas que podem ter fortes impactos a longo prazo, sobretudo no nosso envelhecimento.

Aqui seguem apenas algumas simples sugestões de coisas que o podem ajudar a envelhecer de uma forma mais saudável e equilibrada.

  1. Não frequentar excessivamente o ginásio

Apesar de o exercício ser essencial para viver uma longa e saudável vida, uma carga excessiva de trabalho de ginásio pode ter o efeito contrário. Ao exercitar os mesmos músculos demasiadamente ou com cargas de peso excessivas pode estar a fazer com que a sua musculatura nunca tenha tempo de regenerar. Isto pode criar inflamações, dificuldades no sono e comprometer o funcionamento do seu sistema imunitário. Tudo isto pode contribuir para um envelhecimento mais repentino.

Estudos indicam que o melhor é tentar sempre intervalar os seus treinos, com um espaçamento de 34 a 36 horas (dependendo da sua idade) e nunca treinar os mesmos músculos duas vezes por dia.

  1. Não beber água de garrafas de plástico

Ao contrário do que está a pensar, esta sugestão nada tem a ver com os possíveis químicos presentes neste tipo de garrafas.

De acordo com Anthony Youn, autor e especialista em beleza holística, beber regularmente através de garrafas de plástico pode contribuir para o aparecimento de rugas. O simples facto de a abertura deste tipo de recipiente ser muito estreita obriga a um esforço excessivo dos nossos lábios, que origina as indesejadas rugas em redor da boca.

  1. Evitar usar produtos de beleza com químicos

Provavelmente os produtos que usa habitualmente na sua rotina diária escondem ingredientes bastante assustadores… De acordo com Lorraine Miano, autora e health coach, muitos destes produtos contém químicos (como parabenos, pesticidas e plásticos) que simulam a atividade das hormonas, acabando por destruir muitas delas neste processo. Isto pode causar uma prematura morte de algumas células importantes para o rejuvenescimento da sua pele e cabelo.

Já sabe, o melhor é sempre ler atentamente os rótulos de todos os produtos que consome.

  1. Não usar brincos pesados

Pode parecer estranho, mas os lóbulos das suas orelhas podem ser um sinal forte de que está a envelhecer.

À medida que os anos passam os nossos lóbulos vão perdendo a sua elasticidade e tendem a descair. Ao usar brincos pesados e de grande dimensão está a exercer uma ainda maior pressão sobre este processo natural, acelerando assim a perda de elasticidade dos seus lóbulos.

  1. Reduzir a utilização excessiva dos seus dispositivos móveis

Um uso perlongado de dispositivos eletrônicos é tão mau para os adultos como para as crianças. Estudos confirmam que a luz azul emitida por este tipo de aparelhos (como o seu telemóvel) podem causar problemas de visão e, em casos mais graves, contribuir inclusive para uma perda total da sua visão. De forma a evitar causar danos aos seus olhos o melhor é tentar sempre fazer o maior número possível de pausas ao longo do dia, evitando longos períodos de contato com este tipo de écrans.

  1. Não dormir com maquilhagem na cara

Usar alguma maquilhagem durante o dia pode ajudar a faze-la parecer mais nova, no entanto manter estes produtos na cara durante o sono pode ter o efeito contrário. Jamie Cantu, um conhecido médico esteticista do Westlake Dermatology, Texas, explica que este hábito contribui para o envelhecimento do interior da pele, contribuindo para a ruptura do colágeno, acelerando o processo de formação de rugas.

  1. Evitar os refrigerantes

Quando falamos de envelhecimento precoce, beber refrigerantes pode ser tão mau para o seu cérebro como o é para todos os seus outros órgãos.

Num estudo de 2017, publicado no Alhzeimer`s & Dementia Journal, os investigadores descobriram que um consumo diário de refrigerantes está associado a um decréscimo do volume do cérebro e uma perda na função da memória. Foi ainda evidenciado que para os participantes do estudo que consumem refrigerantes mais de 3 vezes ao dia, o risco de terem um ataque cardíaco aumentou quase 3 vezes mais, comparando com os que nunca bebem este tipo de líquidos

  1. Sair à rua sempre com óculos escuros

Vale a pena investir num bom par de óculos de sol. Um contacto direto dos seus olhos com o sol pode causar graves problemas de visão, como Cataratas ou degeneração muscular. A Academia Americana de Dermatologia alerta inclusive para o facto de que semicerrar frequentemente os olhos pode garantir que as rugas em redor da sua vista se tornem permanentes.

  1. Evitar permanecer sentado durante muito tempo

Muitos afirmam que passar demasiado tempo sentado pode ser tão prejudicial para a sua saúde como o vício do tabaco.

A verdade é que estar sentado durante várias horas seguidas diariamente pode diminuir a correta absorção de oxigênio e atrofiar os músculos do corpo. Estes fatores contribuem para um aumento do peso e reduzir a produção de endorfinas, como a dopamina.

Em 2012 um estudo do Journal of Aging Research, comprovou que os participantes mais sedentários (que passavam mais de 4 horas por dia sentados) apresentaram maiores índices de um envelhecimento acelerado, muito devido a uma combinação de fatores relacionados com o físico, mente e sociabilização.

  1. Trabalhar menos horas e marcar menos reuniões

Preencher demasiado os seus dias com tarefas, sobretudo relacionadas com o seu trabalho, pode “roubar-lhe” grande parte da sua energia.

De acordo com Lydia Noyes, muito stress e curtos períodos de sono podem estar na origem de problemas nas suas artérias e pele. Para além destes efeitos, é conhecido o impacto fisco do stress na sua aparência, em particular através de rugas e cabelos brancos.

O melhor é tentar assegurar que ao longo dos seus dias de trabalho, tem também períodos de tempo alocados para o seu descanso. O seu corpo agradece!

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual