Para muitas pessoas que tiveram que enfrentar os desafios do confinamento nos últimos meses, as varandas dos seus apartamentos ganharam uma redobrada importância. Subitamente já não podíamos sair de casa livremente para passear e conviver socialmente, pelo que a varanda passou a representar um dos únicos espaços de contacto com o exterior.
Estas áreas podem ser mais pequenas ou maiores, no entanto raramente são aproveitadas da melhor maneira. Nem sempre é fácil perceber como deveremos decorar as varandas e que tipo de fatores devemos considerar na sua conceção.
Recentemente os especialistas do portal AARP, recolheram um conjunto de dicas que prometem ajudar a transformar estes espaços de uma forma positiva. Conheça as principais conclusões.
-
Crie uma sensação de privacidade e conforto
Painéis de madeira, divisórias e certos tipos de arbustos podem ser utilizados para criar um ambiente mais privado. É importante garantir que pode relaxar confortavelmente na varanda, pelo que não se deve ter que preocupar com olhares alheios. Em termos de decoração deve privilegiar peças que contribuam para esse maior conforto. Tapetes exteriores e uma iluminação cuidada devem ser parte integrante deste novo espaço.
-
Uma varanda que se adeque ao seu estilo de vida
Acima de tudo o resto, este tem que ser um espaço que funcione para si e para as suas necessidades. Por exemplo, se no interior tem pouco espaço para uma sala de jantar, então experimente colocar uma mesa na varanda para servir refeições. Se o que sempre quis foi um melhor espaço para ler e ouvir música então procure criar um banco confortável no exterior, apoiado com inúmeras almofadas. Basicamente antes de começar a decoração do espaço deve sempre pensar cuidadosamente sobre o conceito e propósito do mesmo.
-
Plantas, plantas, plantas
Está provado que os seres humanos beneficiam com uma maior proximidade à natureza. Aumentar o número de plantas que tem em casa e na varanda é assim uma excelente forma de conseguir gerar um ambiente mais relaxante e sereno, que promova um melhor equilíbrio emocional. Pode optar por ter vários vasos tradicionais ou por soluções mais inovadoras, tais como jardins verticais. Existem diversas formas de conseguir trazer um pouco mais de natureza para este espaço. É apenas recomendado que considere o tempo que irá ter disponível para cuidar das plantas e escolha aquelas que mais se ajustam à sua disponibilidade.
-
Pense nas estações do ano
Os meses mais frios podem tornar mais complicado um bom aproveitar deste tipo de espaços. Deve assim contemplar formas de conseguir combater as temperaturas mais frias. As mantas e mobílias almofadadas podem ser seus aliados. Assim como todo o tipo de elemento que possam ajudar a bloquear o vento. O importante é encontrar soluções que permitam estender o número de dias que consegue aproveitar na sua varanda.