5 dicas (inteligentes) para manter o seu quarto fresco durante o verão

Não desespere. Estes conselhos prometem melhorar a qualidade do seu sono

A chegada do verão é um momento de enorme felicidade para muitas pessoas. O regresso às praias, as esplanadas, os dias mais longos. Tudo isso são razões suficientes para nos fazer sorrir. No entanto o verão representa igualmente algo menos agradável: as noites quentes.

Sendo certo que, para muitos, as noites quentes são uma oportunidade para disfrutar do exterior até mais tarde, a verdade é que quando chega a hora de nos irmos deitar este fenómeno pode representar um verdadeiro pesadelo.

[Leia também: Sabia que fechar a porta do quarto pode ajudar a salvar a sua vida?]

Um quarto quente irá significar quase de certeza uma noite menos descansada. No meio da humidade e do suor torna-se difícil conseguir adormecer, dado que o corpo não consegue reduzir a sua temperatura e induzir um sono tranquilo.

Felizmente existem algumas dicas que todos devemos seguir para assegurar que no final do dia a temperatura do nosso quarto se encontra mais baixa e o ambiente mais arrefecido. A melhor parte? Nenhuma destas dicas envolve o uso de ar condicionado.

 

  1. Mantenha as portas abertas

Sobretudo antes de se ir deitar é recomendado que deixe a porta do seu quarto aberta. Isto irá aumentar a circulação do ar entre as diversas divisões da casa. Abra as janelas. Esta é uma estratégia básica, mas eficaz, que assegura que ao ar no interior do seu quarto não ficará demasiado quente ou rarefeito.

  1. Cortinas e estores fechados durante o dia

Não deixe o seu espaço exposto aos intensos raios solares. Durante o dia, e sobretudo durante as horas de maior calor, deve fechar os estores e as cortinas. Isto irá impedir que os raios solares entrem no seu quarto, acabando por impedir que a temperatura do quarto aumente lentamente ao longo do dia.

  1. Molhe ou congele os seus lençóis

Esta é uma estratégia mais radical, mas extremamente eficaz. Usado desde os tempos do Antigo Egipto, este “truque” promete arrefecer rapidamente a sua temperatura corporal, estimulando assim uma noite de sono mais descansada. Basta que antes de se deitar molhe o seu lençol com água fria e depois esprema o excesso de líquido, garantindo que o tecido não se encontra encharcado.

Como alternativa pode simplesmente escolher colocar o seu lençol durante alguns minutos no congelador. Isto irá gerar um efeito refrescante que promete melhorar a qualidade do seu sono.

  1. Aquira um desumidificador

Este tipo de equipamento não é apenas útil durante a “temporada das alergias”. A verdade é que ao removerem o excesso de humidade do ar, são capazes de arrefecer qualquer divisão nos dias de maior calor.

  1. Seja criativo no posicionamento das ventoinhas

Investir num conjunto de ventoinhas é também uma sábia decisão. No entanto é fundamental que saiba como as posicionar de forma a favorecer a correta circulação do ar e consequente arrefecimento da temperatura. Ao invés de as apontar na sua direção, procure direcionar as ventoinhas na direção da janela. Apenas desta forma irão ajudar a expelir o ar mais quente

 

[Leia também: Está com problemas em adormecer? Experimente tomar um banho]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...