5 “resoluções digitais” que vão certamente melhorar a sua vida

Passamos mais tempo que nunca a interagir como os nossos dispositivos. Mas será que os estamos a utilizar da melhor forma?

A revolução tecnológica é imparável. O número de utilizadores de Internet tem aumentado em média cerca de 1 milhão por dia, segundo o Global Digital 2019 Report da WeAreSocial. Cada vez mais pessoas utilizam a Internet para alojar e partilhar documentos, fotos e anexos. Assim como para comunicar com outras pessoas, jogar jogos, para serem mais produtivos, entre outros exemplos.

Toda esta atividade gera uma cada vez maior “montanha” de dados informáticos, que se pode tornar difícil de gerir eficazmente. Adicionalmente guardar muita informação e dados nos nossos dispositivos, seja no computador ou telemóvel, leva a que estes se tornem mais lentos e funcionem pior.

Criar uma vida digital limpa e organizada é assim fundamental. Irá fazer com que se sinta melhor, mais produtivo e mais capaz de interagir eficazmente com todos os seus aparelhos eletrónicos. Eis 5 importantes conselhos que deverá tentar seguir para simplificar a sua vida digital em 2020.

  1. Analise as suas aplicações

Em média, um utilizador Android tem instalado no seu telemóvel 66 aplicações. No entanto, quando questionados afirmam ter só 15, segundo um estudo da Kapersky Security Network. Isto demonstra claramente que temos mais aplicações instaladas do que aquilo que necessitamos.

Olhe para o seu dispositivo e avalie quais são as aplicações que já não usa. Elimine-as e “limpe” o seu telemóvel, vai ver que irá poupar muito espaço de armazenamento e tempo de bateria.

  1. Deixe de subscrever certos emails

É natural que ao longo dos anos tenha acumulado várias subscrições de newsletter dos seus sites e lojas online favoritas. Esta é uma das principais razões que leva a que a sua caixa de entrada de email esteja tão preenchida e confusa. No meio destes emails podem ainda constar certos vírus e malwares que podem comprometer a segurança dos seus dados.

Para começar a sua “limpeza” remova o seu endereço das listas de subscrições. Habitualmente, todas as newsletter e emails promocionais têm um botão no final que permite terminar a subscrição.

  1. Crie um sistema de armazenamento de fotos na cloud

A melhor forma de garantir que tem as suas fotos organizadas e à sua disposição sempre que necessitar é aderir a um serviço como o Google Photos ou iCloud Photos que permite guardar todas as suas fotografias na cloud. Desta forma irá garantir que tudo está armazenado num só local e que pode aceder aos seus ficheiros independentemente do telefone ou computador que estiver a utilizar.

Estes sistemas irão sobretudo permitir que poupe bastante espaço de armazenamento nos seus dispositivos móveis ou discos rígidos.

  1. Organize as suas passwords

Se costuma escrever todas as suas palavras-chave num pedaço de papel, então talvez esteja na altura de mudar este hábito. Para além de não ser uma opção segura, existem atualmente outras formas de conseguir gerir melhor estas passwords. Serviços como o LastPass e Dashlane ajudam a construir palavras-chave únicas e seguras, guardando-as num só local encriptado. Estes programas utilizam automaticamente esta info sempre que necessitar de fazer os seus habituais logins, não existindo assim necessidade de relembrar todas estas passwords.

  1. Reduza o tempo de utilização

Apesar de todas as “maravilhas” que a Internet e os dispositivos móveis trouxeram às nossas vidas, a verdade é que passar demasiado tempo a olhar para os “ecrans” pode ser prejudicial para a sua saúde e bem-estar.

Ao acordar de manhã evite olhar logo para o seu telemóvel. Procure dar tempo à sua mente para refletir sobre o dia e efetue algumas tarefas antes de começar a ler emails ou artigos online. Isto irá trazer alguma calma e paz ao seu dia. De resto, utilize o modo avião sempre que estiver concentrado numa determinada tarefa. Não deixe que as constantes notificações o distraiam daquilo que é mais importante.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...