Partilhar

Trabalhar depois da reforma. Estes são os seis empregos mais comuns

As razões para continuar no mercado de trabalho podem ser várias. Para muitos, uma questão de necessidade financeira, enquanto outros fazem essa escolha para se manterem fisicamente ativos e se sentirem mentalmente desafiados.

28 Fevereiro 2020
Forever Young

Mais pessoas estão a trabalhar depois da idade da reforma – pelo dinheiro extra, para permanecerem ativas e desafiadas, ou por outra combinação de razões. Alguns mudam para empregos nos campos da carreira em que trabalharam durante anos. Outros, no entanto, preferem arriscar e tentar algo completamente novo.

A análise dos dados do recenseamento norte-americano realizada pelo site Investopedia permitiu constatar que a maioria das pessoas que trabalham além da idade da reforma fazem ainda alguns trabalhos entre o fim da carreira e a saída efetiva do mercado de trabalho. Estes são os seis empregos mais populares para as pessoas com 65 anos ou mais.

Contabilidade – Os escriturários de contabilidade usam softwares, planos e bancos de dados de contabilidade computacionais especializados para contabilizar transações financeiras e produzir relatórios financeiros, como balanços patrimoniais e demonstrações de resultados. As pessoas que fizeram carreira nesta área são as que tendem mais a continuar por mais um tempo.

Corpo Docente Adjunto de faculdades e universidades sem fins lucrativos – Outra área em que os professores de tempo inteiro podem continuar a ajudar no ensino na posição de adjunto, ou seja, com metade do tempo. Embora o salário seja geralmente mais baixo, muitos aposentados consideram este trabalho gratificante. Isto porque, com a experiência de anos podem continuar a pôr em prática o que gostam, com menos responsabilidades.

Coordenador de Eventos – Esta é a área mais escolhida por pessoas que não fizeram carreira deste tipo de trabalho, pois pode ter planeado (ou ajudado a planear) alguns eventos ao longo do tempo. As pessoas que gostam da experiência de organizar festas de aniversário, casamentos, e outros do género podem levar a escolher este como o seu próximo emprego ou a iniciar o seu próprio negócio.

Consultor – Em vez de preencher uma posição de período integral que sai mais dispendiosa, muitas empresas preferem consultores que ajudem em projetos específicos. É aqui que entram as pessoas com experiência nas diferentes áreas, mas já tenham terminado a sua carreira. Esta pode ser uma excelente forma de colocar as décadas de experiência em prática sem um compromisso a tempo integral.

Vendedor – Este é outro trabalho em que as pessoas que fazem depois da idade da reforma não têm necessariamente de ter feito carreira no comércio retalho ou outro do género. As pessoas mais sociáveis e com o talento para a venda encontram nesta área um emprego ideal, pois é fácil encontrar lojas a oferecer trabalhos em tempo parcial. Estes empregos podem ter um benefício adicional: os descontos para funcionários.

Auxiliares no ensino – Sob a supervisão de um professor licenciado para dar uma atenção maior aos alunos, estes trabalhos são importantes para assegurar um melhor ambiente nas escolas. As pessoas com maior experiência de vida podem oferecer cuidados redobrados às crianças em escolas primárias e creches.

Há ainda muitas outras opções que atraem os adultos mais velhos, como ser um membro de uma equipa de eventos (da música ao desporto, por exemplo), guias turísticos, defensores dos pacientes e consumidores são alguns dos exemplos.

Mais Recentes

Tradição e sofisticação sentam-se à mesa de Páscoa do Capítulo Restaurant & Bar

há 1 hora

Opinião: «Dia Mundial Atividade Física – saúde e atividade física»,

há 2 horas

Refúgio familiar com sabor, conforto e diversão na Páscoa

há 3 horas

Carbonara Day: saiba onde saborear os melhores pratos

há 5 horas

Tradição da tasca portuguesa e modernidade dos cortes de carnes maturadas: é assim o Retasco

há 6 horas

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 1 dia

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 1 dia

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 1 dia

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 1 dia

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 1 dia

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 2 dias

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 2 dias

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 2 dias

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 2 dias

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 2 dias

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 2 dias

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 2 dias

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 2 dias

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 2 dias

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.