Partilhar

Espera receber um aumento salarial acima da inflação em 2023?

Não está sozinho nesta espectativa.

29 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

A Robert Walters acaba de lançar a Pesquisa Salarial Global 2023 onde partilha insights sobre o mercado de contratações, competências em maior demanda, tendências salariais e muito mais.

Desde a pandemia, era esperado que 2022 fosse um ano de regresso à normalidade: indicadores macro positivos e ambiciosos que passo a passo foram atingidos por outra realidade de instabilidade geopolítica, aumento do preço da energia e matérias-primas, tensão contínua na cadeia de abastecimento de muitos bens manufaturados e, finalmente, a inflação.

Segundo pesquisa da Robert Walters, 68% dos profissionais afirmam esperar um aumento salarial em 2023, 64% esperam que o aumento seja maior que a inflação e 23% afirmam que estão prontos para procurar um novo emprego caso não recebam este aumento.

Segundo o Diário de Notícias, o aumento dos preços tem-se feito sentir, sobretudo, no setor energético, habitação e alimentação. Por exemplo, segundo estimativas do Banco de Portugal, o custo de um cabaz básico de bens alimentares subiu 15% entre outubro de 2021 e agosto deste ano, com alguns produtos a dispararem 20%. Dito isso, os profissionais automaticamente buscam por aumentos salariais para ter uma qualidade de vida melhor e estão mais abertos a procurarem outras oportunidades que ofereçam salários maiores e benefícios mais atraentes, se necessário.

Alguns profissionais preferem arriscar a pedir um aumento salarial, mesmo que não lhe tenha sido oferecido inicialmente, porém dentre os principais motivos dos que não querem arriscar estão:

25% Colegas que já foram desligados recentemente
21% Indústria/empresa que trabalha foi altamente impactada pelo covid-19
15% Falta de confiança
9% Já foram avisados por seus chefes que não teriam um aumento

Além do aumento salarial, o bónus anual também é um ponto relevante a ser discutido. Apenas 10% dos profissionais entrevistados afirmaram que já foram comunicados que receberão um bónus no próximo ano. 38% não tiveram uma confirmação oficial, porém estão contando com isso. 16% não tiveram confirmação e não estão contando com o bónus e 7% foram comunicados oficialmente que não receberão nenhum tipo de bónus em 2023.

 

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 5 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 5 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 5 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 6 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 6 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 6 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 6 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 7 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 8 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 9 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 10 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 10 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 10 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 10 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 11 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 11 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 12 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 13 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 13 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.