Cientistas dos Estados Unidos criaram uma aplicação para quem sofre de Síndrome de Pânico que consiste numa sequência de pequenos exercícios que podem ser feitos em casa e que ajudam a melhorar consideravelmente o quadro do distúrbio.
O tratamento de 28 dias, conhecido como intervenção respiratória guiada por capnometria, utiliza um protocolo de autorregulação por aplicação.
Através dele, é possível normalizar a respiração das pessoas e aumentar a capacidade de lidar com sinais e sintomas de stress, ansiedade e pânico.
A ferramenta responde em tempo real à frequência respiratória e aos níveis de dióxido de carbono (CO2) através de uma cânula nasal.
A verdade é que 65% dos pacientes com transtorno de pânico e 72% dos que apresentavam transtorno de stress pós-traumático responderam bem ao tratamento.
Um dos médicos envolvidos na pesquisa, Michael Telch, avança que «a aplicação é uma novidade na área de prevenção a transtornos de pânico e ansiedade, o que traz boas expectativas para os profissionais da Psicologia e Psiquiatria».