<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

O Vaticano vai ter mais um cardeal português, além de José Tolentino Mendonça

15 Fevereiro 2023
Forever Young

Nomeação foi feita pelo papa Francisco.

O Papa Francisco nomeou o cardeal António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, para membro do Dicastério para a Causa dos Santos, órgão que analisa e decide os processos de candidatos à beatificação e canonização, informou o Vaticano, avança a Lusa.

Este dicastério, atualmente liderado pelo cardeal italiano Marcello Semeraro, teve já à sua frente o cardeal português José Saraiva Martins, entre 1998 e 2008, quando ainda tinha a designação de Congregação para as Causas dos Santos.

O cardeal António Marto deixou a diocese de Leiria-Fátima em março do ano passado, a dois meses de completar 75 anos, tendo sido substituído no cargo por José Ornelas, atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Natural de Tronco, Chaves, estudou nos seminários de Vila Real e Maior do Porto, sendo ordenado padre em Roma, em 07 de novembro de 1971.

Especializado em Teologia Sistemática, na Pontifícia Universidade Gregoriana, concluiu o doutoramento em 1977 com tese sobre “Esperança cristã e futuro do homem. Doutrina escatológica do Concílio Vaticano II”.

Depois de ter dado aulas no Seminário Maior do Porto e na Universidade Católica, foi nomeado bispo auxiliar de Braga em 10 de novembro de 2000 (a ordenação episcopal decorreu em Vila Real, em 11 de fevereiro de 2001), depois bispo de Viseu, em 22 de abril de 2004, e bispo de Leiria-Fátima, em 22 de abril de 2006.

Como titular da diocese de Leiria-Fátima recebeu no Santuário da Cova da Iria os papas Bento XVI, em 2010, e Francisco, em 2017, no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima e da canonização dos videntes Francisco e Jacinta Marto.

Atualmente, outro cardeal português, José Tolentino Mendonça, está à frente de outro dicastério no Vaticano, o da Cultura e Educação.

Mais Recentes

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 2 horas

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 3 horas

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 14 horas

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 18 horas

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 19 horas

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 20 horas

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 20 horas

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 20 horas

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 21 horas

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 23 horas

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 23 horas

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 1 dia

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 1 dia

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 1 dia

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 1 dia

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 2 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 2 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 2 dias

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 2 dias

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.