Partilhar

Comida, exercício e sono. As mudanças no estilo de vida que podem ajudar a emagrecer

Um plano de emagrecimento pode incluir mudanças no estilo de vida, medicação e cirurgias. Alterações na alimentação, atividade física regular e uma rotina de sono saudável podem ser suficientes na maioria dos casos.

20 Junho 2020
Forever Young

Se está a tentar reduzir o seu peso ou mantê-lo sob controlo, segundo escreve a nutricionista Lisa Drayer num artigo da CNN, «existem três níveis comprovados de intervenção, dependendo das suas necessidades individuais». A primeira etapa, relativa ao seu estilo de vida, apesar de poder necessitar de mais tempo, é a única que depende exclusivamente de si mesmo e que lhe pode dar resultados mais duradouros.

A porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética norte-americana Mascha Davis diz que se, por outro lado, esperar resultados rápidos «a perda de peso pode ser temporária», podendo voltar ao peso antigo «quando voltar aos velhos hábitos». A dietista nota que há três áreas do estilo de vida merecedoras da sua atenção: «comida, exercício e sono». Estes fatores «são essenciais «para manter a perda de peso sustentável».

Por exemplo, na categoria da alimentação, pode começar por comer mais vegetais ricos em fibras e tentar beber mais água. Davis dá também algumas dicas de como se tornar fisicamente ativo, no caso de ter um trabalho no escritório, como o simples levantar-se a cada hora, subir as escadas em vez do elevador ou estacionar o carro mais afastado da entrada.

As especialistas explicam, também, como a importância da dieta pode ser maior do que o exercício para perda de peso.

«A quantidade de exercício necessária para compensar os danos à dieta (pense em caminhar rapidamente por quase duas horas para queimar um pedaço de bolo de 500 calorias)», indicou uma das especialistas.

Além destes fatores, o sono reclama importância no estilo de vida pela sua capacidade de poder interromper os esforços de perda de peso, ao afetar as hormonas da fome e da saciedade. O facto de estar com um cansaço constante e a tomar vários cafés por dia pode ser indicativo de que precisa de fazer alguns ajustes no seu estilo de vida, pois a maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono. Mascha Davis falou sobre alguns pacientes seus que «estão a ter cuidado com os hábitos alimentares e idas regulares ao ginásio, mas que não percebem que a falta de sono lhes está a impedir de atingir os seus objetivos».

A implementação de mudanças no comportamento e estratégias para ajudá-lo a alcançar o objetivo de perder peso pode ser muito útil, como a definição de pequenos objetivos e medições semanais. As frustrações e a vontade de desistir que, muitas vezes, assolam quem quer perder peso são um efeito natural do facto de o nosso corpo combater a redução das calorias da alimentação com o aumento do apetite.

Se não encontrar nenhum resultado após alguns meses, pode ser útil encontrar um profissional da nutrição que analise o seu histórico de saúde e possa personalizar um plano com base nos seus hábitos e preferências alimentares. No caso de não conseguir perder peso, apesar das alterações na sua dieta, exercícios e hábitos de sono, pode ser altura «de considerar a intervenção de um medicamento para perda de peso, após consultar um profissional médico», concluiu Mascha Davis.

Mais Recentes

Já é conhecido o vencedor do Turismo Sustentável de 2024: venha conhecê-lo

há 1 hora

Mommy Makeover: «Um caminho para recuperar o contorno corporal e a autoestima, ajudando as mulheres, e mães, a sentirem-se mais confiantes com o seu corpo», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 2 horas

Apetece-lhe um hambúrguer para o almoço? Há um novo restaurante que pode ser uma opção

há 3 horas

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 4 horas

Sabia que os batimentos cardíaco podem influenciar a sua longevidade? Descubra aqui de que forma

há 4 horas

Portugal eleito o Melhor Destino de Enoturismo do Mundo

há 4 horas

Óbito: Morreu Liz Hatton, a fotógrafa que impressionou Kate Middleton

há 4 horas

Óbito: Morreu a atriz mexicana Silvia Pinal

há 5 horas

Como manter-se saudável aos 50 anos com dicas essenciais para o bem-estar

há 5 horas

Envelhecer com saúde: «A prevenção otimiza a capacidade funcional, melhora a qualidade de vida e preserva a autonomia do idoso», Sofia Carvalho Pinto, médica Especialista em Medicina Preventiva e Funcional

há 5 horas

Centros de saúde privados vão ter a possibilidade de recusar inscrever utentes que venham do Serviço Nacional de Saúde

há 6 horas

E se existisse um “terceiro estado” entre a vida e a morte? Pesquisa cientifica afirma que tal é verdade

há 6 horas

Sarampo: casos de sarampo aumentam mais de 200%

há 6 horas

Técnica “dos três”: aprenda como rejuvenescer sem recurso ao bisturi

há 23 horas

Lei da atração: descubra de que forma o pode ajudar a ter sucesso

há 23 horas

Usa óculos? Venha descobrir as lentes dinâmicas que se adaptam ao seu estilo de vida

há 23 horas

Se gosta de tamboril vai ter um desgosto: a pesca desta iguaria vai ser proibida

há 23 horas

Deficientes civis das Forças Armadas vão receber pensão de invalidez (e outras regalias)

há 23 horas

É pensionista? Prepare-se pois (muito provavelmente) vai receber mais já em 2025

há 23 horas

Se sofre de hipertensão esta noticia interessa-lhe: 5 alimentos que ajudam a controlá-la

há 24 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.