Partilhar

Desinfetante vs. água e sabão. Qual é o melhor?

A eficácia destes produtos na prevenção e combate à gripe é um dos focos que gera debate. A Direção-geral da Saúde (DGS) anuncia que este ano estão disponíveis no Serviço Nacional de Saúde 1,4 milhões de doses de vacinas contra a gripe gratuitas.

28 Maio 2020
Forever Young

O alerta do SNS diz que o vírus da gripe pode ser transmitido «também por contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas com o vírus, por exemplo, através das mãos». Como tal, manter uma boa higiene das mãos pode ser fundamental para a prevenção, mas, instala-se um debate sobre que produto garante a maior segurança. Desinfetante ou sabão?

O médico norte-americano Nikola Djordjevic, defende a água e o sabão, enquanto um estudo espanhol conclui que a utilização de desinfetante garante «um menor risco de contrair doenças respiratórias». A diferença na eficácia pode estar no tempo que demora a lavar as mãos com água e sabão e na quantidade de álcool do desinfetante.

Sabão é melhor, mas o desinfetante tem mais benefícios se…

O médico Nikola Djordjevic diz que lavar as mãos «com água e sabão por pelo menos 20 segundos é a maneira mais eficaz», especialmente, quando se tem a conveniência de ter uma pia com água a correr por perto. Além disso, a água e o sabão permitem uma limpeza «total em todas as fendas e dobras da pele, desde matéria orgânica às bactérias».

O centro norte-americano para o controlo e prevenção de doenças (CDC) atesta esta noção pela «eficácia reduzida do desinfetante quando as mãos estão visivelmente sujas/oleosas». Este também não funciona «para eliminar todos os tipos de germes e produtos químicos nocivos».

Contudo, o CDC afirma que, embora os desinfetantes à base de álcool possam inativar muitos tipos de micróbios de forma muito eficaz quando usados ​​corretamente, «as pessoas podem não utilizar uma quantidade suficientemente grande dos desinfetantes ou podem limpá-lo antes de secar». Djordjevic diz mesmo que se estes tiverem um conteúdo mínimo de 60% de álcool, os desinfetantes podem ser tão eficazes quanto o sabão e água, «mas a lavagem necessita de ter um tempo mínimo de 30 segundos».

O que leva a que..

Um estudo espanhol indique que as crianças que usam desinfetante têm um menor risco de contrair doenças respiratórias do que se lavarem as mãos com água e sabão».

Os autores do estudo descobriram também que quem lava as mãos com água e sabão pode incorrer «num risco 21% mais elevado em contrair doenças respiratórias, e 31% mais elevado de ter de tomar antibióticos», comparativamente com os que usam desinfetante.

Como devo lavar as mãos?

O CDC recomenda esfregar as costas das mãos entre os dedos e por baixo das unhas antes das refeições e depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar. Nikola Djordjevic sugere que para ter uma noção mais precisa dos 20 segundos, experimente cantar ou trautear a música “Parabéns a Você” duas vezes.

Na opção do desinfetante, o especialista recomenda que se cubra «a área total da palma das mãos e as esfregue, até que fiquem completamente secas».

“Existe uma utilidade para desinfetantes para as mãos com álcool, e o público pode não estar ciente do quão efetivo isso pode ser. Creio que as pessoas ainda o consideram como ‘se não consegues chegar a um lavatório, esta é a segunda melhor opção’, mas neste estudo foi mostrado que isso foi melhor do que a lavagem de mãos com água e sabão para este grupo”, disse Haas.

De acordo com Haas, apesar de o estudo ter sido realizado em Espanha, nada impede que os dados recolhidos na pesquisa também possam ser aplicados em outros lugares, ao mesmo tempo em que a maioria dos países desenvolvidos enfrenta os mesmos problemas relacionados com a propagação de germes.

Haas e Goldmann recomendam que os desinfetantes para as mãos sejam utilizados nas crianças mediante a supervisão de um adulto, apesar das vantagens destes produtos, uma vez que pode haver o risco de elas levarem o respetivo conteúdo à boca e, logo, apanharem uma intoxicação alcoólica.

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 6 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 7 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 8 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 8 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 8 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 8 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 8 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 9 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 9 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 11 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 11 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 11 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 11 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 11 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 11 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 12 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 12 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 12 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 12 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.