Partilhar

Última hora: Já há data para a reabertura da Linha da Beira Alta. Um bom motivo para ir conhecer a região

Vejamos quando reabre

17 Maio 2023
Forever Young

A Linha da Beira Alta, que se encontra encerrada enquanto decorrem obras de modernização, deverá reabrir no dia 12 de novembro, anunciou hoje o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, avança a Lusa.

“Estamos a fazer um esforço imenso em termos das nossas equipas e das equipas das quatro empreitadas que estão a correr. Estamos, de facto, comprometidos em reabrir a linha no dia 12 de novembro”, afirmou o responsável, no final de uma visita a um troço da obra entre Mangualde e Celorico da Beira.

Segundo Carlos Fernandes, “alguns trabalhos continuarão depois dessa data, mas o principal ficará feito e a expectativa é de que os comboios possam começar a circular a partir dessa data”.

O vice-presidente da IP frisou que se trata de “uma das maiores obras em curso em Portugal”, que representa “um investimento de praticamente 600 milhões de euros, integrado no programa Ferrovia 2020”.

“Vamos renovar integralmente esta infraestrutura, construir instalações para comboios de mercadorias, suprimir todas as passagens de nível que ainda existem nesta linha e criar uma ligação da Linha da Beira Alta à Linha do Norte, permitindo que haja serviços diretamente do Porto para a Linha da Beira Alta”, explicou.

Carlos Fernandes falava no local onde vai surgir uma das grandes variantes da Linha da Beira Alta, após uma visita do ministro das Infraestruturas, João Galamba.

“Vamos construir 16 quilómetros de novas variantes na Linha da Beira Alta. Vamos, com isso, poupar 25 a 30 minutos do tempo do percurso atual e vamos harmonizar a velocidade de circulação nesta linha para cerca de 120 quilómetros por hora”, referiu.

O responsável sublinhou que a modernização da Linha da Beira Alta é “uma das grandes obras numa das linhas mais importantes do país”, que “liga a Espanha e à Europa” e está “muito vocacionada para a área das mercadorias”.

João Galamba deixou a garantia ao presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, de que serão desenvolvidos todos os esforços para que a linha reabra no dia 12 de novembro.

“É o prazo que está contratualizado e, neste momento, não temos informações de que esse prazo seja violado. Estamos muito empenhados no sucesso desta obra”, garantiu.

Marco Almeida considerou que esta obra vai aproximar o território “da Europa, dos mercados mais competitivos”, tendo, por isso, “grande significado não só para o país, mas especialmente para esta região”.

“No final, vamos estar mais competitivos e mais capacitados para enfrentar os novos desafios”, acrescentou.

Mais Recentes

6 em cada 10 donos têm dificuldades em encontrar alojamentos que aceitem animais de estimação

há 2 horas

Se lhe apetece celebrar a Páscoa de forma diferente este brunch pode bem ser uma opção

há 3 horas

Opinião: «Dia Mundial do Fígado: um apelo à prevenção e consciencialização»,

há 4 horas

Brunch no Boshq disponível desde 17 euros

há 5 horas

Brunch especial do dia da Mãe é no Lisbon Marriott

há 6 horas

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 7 horas

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 8 horas

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 9 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 1 dia

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 1 dia

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 1 dia

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 1 dia

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 1 dia

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.