Quando pode uma tosse ser sinal de Covid-19? Eis os sinais a que deve estar atento

Podem existir diversos motivos que explicam uma tosse. A Covid-19 é apenas mais um deles.

Atualmente estamos todos mais preocupados com o nosso estado de saúde do que nunca. A pandemia obriga-nos a estar mais vigilantes e atento a quaisquer sinais de doença. Basta começarmos a espirar, a tossir ou a sentir um pouco de tontura para começarmos a questionar se serão sintomas de Covid-19.

A verdade é que agora ver alguém a tossir perto de nós é algo aterrador. Se alguém o faz em público o mais certo é que todas as pessoas olhem e comecem lentamente a afastar-se. Mas será que este comportamento faz sentido?

[Leia também: 5 factos históricos sobre vacinas que provavelmente desconhece]

Tossir é um dos sintomas mais comuns, estando associado a inúmeros problemas de saúde. A maior parte deles nada tem a ver com a Covid-19. De resto existem diferentes tipos e intensidades de tosse pelo que para um profissional de saúde é possível diferenciar os problemas. De acordo com os especialistas é possível identificar alguns sinais que podem indicar se uma tosse está (ou não) associada a um caso Covid.

 

  1. Não tem expetoração/catarro

Ao longo de toda a pandemia, a tosse associada aos casos Covid-19 tem sido caracterizada como seca. Isto significa que não existe a presença de catarro ou expetoração. No entanto existem inúmeras outras causas para uma tosse seca. As alergias e o refluxo gastroesofágico são apenas alguns desses exemplos.

 

  1. Não sente qualquer comichão

Se para si a tosse é um sintoma habitual, então provavelmente não deve ser um motivo de grande preocupação. Certas pessoas tem tosse mais frequentemente, sobretudo devido ao tabaco ou devido à época das alergias. Uma das questões que ajuda a distinguir uma tosse provocada pela Covid-19 ou por uma alegria é a sensação de comichão – muito presente nos casos de alergia.

 

  1. Não existe nenhum assobio (pieira) associado

Apesar de existirem alguns sintomas comuns a casos de alergias e a casos Covid-19, existem também algumas importantes diferenças que vale a pena lembrar. Os pacientes de asma e alergias registam habitualmente o aparecimento de uma pieira ou som assobio associado à tosse. Isto é algo que não tem sido tão verificado nos casos Covid-19.

 

  1. Tem febre e dores

Outra diferença substancial que têm ajudado a diferenciar os casos Covid-19 é o aparecimento de febres e dores musculares. Isto é algo que raramente acontece em casos de asmas ou alergias, pelo que é um sinal claro de que deve ligar para os serviços de saúde.

 

  1. Não consegue cheirar ou saborear

Este é o sinal que mais tem sido capaz de diferenciar a doença quer gerou a pandemia que enfrentamos. A perda do paladar ou do olfato tem sido um sintoma muito associado à Covid-19. Isto é algo que não acontece em outros casos de gripes, alergias, constipações ou asma. Se a sua tosse é acompanhada por este tipo de sintomas então existe uma enorme possibilidade de estar infetado com o coronavírus.

 

 

[Leia também: Partilha a sua casa com alguém com mais de 60 anos? Estes são os cuidados especiais que deve seguir]

 

Ler Mais