A maioria dos tumores são tratáveis com um resultado favorável, mas quando diagnosticados antes de chegarem a um quadro mais avançado. O problema coloca-se quando ignoramos sintomas que se podem revelar cruciais para o diagnóstico atempado.
Segundo assinala Katriina Whitaker, investigadora da University College London, que liderou um estudo da Cancer Research UK, que apurou que metade dos ingleses já sofreu algum dos sintomas que poderiam indicar a presença de um cancro, mas apenas 2% pensou que poderia ter a doença. Mais de um terço ignorou completamente os sinais e nem consultou um médico.
“Há quem pense que não deveríamos encorajar as pessoas a serem hipocondríacas, mas temos um problema com indivíduos que não vão ao médico porque acreditam que estão a desperdiçar o seu tempo e a usar inutilmente os recursos do sistema de saúde”, explica a investigadora à BBC.
São listados abaixo alguns dos sintomas em causa que não deve ignorar, segundo a Sociedade Americana do Cancro:
1. Perda de peso inexplicável
2. Febre
3. Cansaço ou exaustão extrema
4. Mudanças na pele (escurecimento, pele e olhos amarelados, vermelhidão, comichão, crescimento excessivo de pelos)
5. Mudanças na urina e fezes, ou alterações na função da bexiga
6. Feridas que não cicatrizam durante quatro ou mais semanas
7. Sangramento
8. Rigidez, nódulos ou ‘caroços’ em qualquer zona do corpo (principalmente mama, testículos, gânglios linfáticos e tecidos moles do corpo)
9. Dificuldades a engolir
10. Tosse ou rouquidão persistente