Partilhar

No Dia Mundial da Saúde Oral saiba que a prevenção bucal é uma arma preciosa contra a alopécia

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, que se assinala amanhã dia 20 de março, a Insparya chama a atenção para relação entre a saúde capilar e a saúde bucal. Carlos Portinha, Diretor Médico do Grupo Insparya revela por que razão “uma boca saudável é a chave para uma boa saúde geral”.

20 Março 2024
Sandra M. Pinto

A saúde oral também pode afetar a calvície, especialmente se tiver uma doença periodontal ou uma infeção das gengivas. Como explica Carlos Portinha “isto acontece porque as bactérias da boca podem viajar através da corrente sanguínea e afetar o crescimento do cabelo. Esta situação está intimamente ligada à alimentação: a falta de ferro, vitamina D e biotina também pode contribuir para a queda de cabelo e problemas nas gengivas”.

 Alopécia areata, intimamente ligada à saúde oral

Embora a alopécia androgenética seja a mais comum, a alopécia areata é um tipo de queda de cabelo que encontramos frequentemente na nossa clínica capilar. Afeta cerca de 2% da população mundial e caracteriza-se por uma queda de cabelo sob a forma de manchas mais ou menos grandes, em zonas muito localizadas. Ocorre em qualquer parte da cabeça, mas também pode ocorrer na barba e, em alguns casos, noutras zonas do corpo.

As causas do seu aparecimento não são totalmente conhecidas, embora uma razão relevante seja a predisposição genética. Além disso, por ser de origem autoimune, não se sabe exatamente o que a desencadeia. Ainda assim, sabe-se que há fatores que podem contribuir para o aparecimento da alopécia areata. É o caso do stress e das infeções orais.

As infeções na boca, nos dentes e nas gengivas fazem com que o sistema imunitário produza mais defesas (glóbulos brancos) para eliminar a infeção. Como já dissemos, através da corrente sanguínea, estas defesas chegam a qualquer ponto do organismo, pelo que podem atacar erradamente as unidades foliculares da cabeça ou de outras partes do corpo. A consequência direta é a queda de cabelo. A boa notícia é que, uma vez resolvida a infeção dentária, as defesas deixam de lutar contra as unidades foliculares, pelo que, se o folículo não tiver sido destruído, o cabelo perdido pode ser recuperado. Em caso de danos irreparáveis, a única opção para recuperar um cabelo saudável é um transplante capilar.

 Prevenção bucal, uma arma preciosa contra a alopécia

“Não há dúvida: uma boca saudável é a chave para uma boa saúde geral. Nesta tarefa, a prevenção é fundamental para evitar problemas comuns e limitar aqueles para os quais temos uma tendência genética. Para o conseguir, devemos manter uma higiene diária correta, fazer check-ups regulares e ter hábitos o mais saudáveis possível. Isto significa eliminar o tabaco e o álcool, evitar as bebidas açucaradas e a comida de plástico”, relembra o especialista em saúde capilar.

É certo que as cáries dentárias e os problemas de gengivas são doenças muito comuns, tal como o cancro oral, que está associado ao HPV. Mas a saúde oral também pode contribuir para certas doenças, como a endocardite (infeção das válvulas cardíacas), uma vez que a boca é um local de reprodução de bactérias que viajam pelo corpo através do sangue até ao coração. Em geral, podem contribuir para doenças cardiovasculares, bem como causar complicações na gravidez e no parto, como baixo peso à nascença ou parto prematuro. Além disso, algumas bactérias presentes na boca podem levar a um baixo peso à nascença e a doenças respiratórias como a pneumonia.

Em suma, cuidar da nossa saúde oral é fundamental para a nossa saúde geral, e isso inclui o estado do nosso cabelo e couro cabeludo. Com uma alimentação rica em frutas e legumes e uma higiene dentária regular, estaremos a atenuar uma das possíveis causas da alopécia, bem como a contribuir para o nosso bem-estar.

Mais Recentes

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 5 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 5 horas

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 5 horas

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 6 horas

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 6 horas

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 6 horas

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 6 horas

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 7 horas

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 8 horas

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 8 horas

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 9 horas

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 9 horas

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 10 horas

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 10 horas

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 10 horas

15 milhões de euros: venha descobrir os sapatos mais caros do mundo

há 11 horas

Nem palavras cruzadas, nem sudoku: esta é a atividade perfeita para preservar a memória

há 11 horas

Aprenda a lavar edredons e cobertores sem pôr em risco a máquina da roupa

há 11 horas

Jamais tenha esta planta em casa: atrai insetos e pragas

há 12 horas

Nem nadar, nem andar: este é o melhor exercício para os maiores de 50

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.