<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Linha SNS 24: Entidade Reguladora da Saúde identifica 674 reclamações

4 Abril 2024
Forever Young

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu 674 reclamações relativas à Linha SNS 24, em mais de oito anos, das quais 58% dizem respeito ao encaminhamento de utentes para unidades de cuidados de saúde primários sem capacidade de atendimento.

As reclamações registaram-se entre 01 de janeiro de 2015 e 31 de maio de 2023, segundo um relatório hoje divulgado.

Considerando o rácio de reclamações por 100.000 habitantes, foi registado um maior volume (424 queixas) na Administração Regional de Saúde de Lisboa (ARS) Lisboa e Vale do Tejo.

“Entre os anos de 2018 e 2019, o número de reclamações associadas à Linha SNS 24 cresceu aproximadamente 219%, tendo sofrido uma variação negativa de 49% em 2020, ano em que se iniciou a pandemia, e retomado a tendência de aumento em 2021 e 2022, face ao ano anterior, (39% em 2021 e 64% em 2022)”, observa.

No período em análise, verificou-se que 58% dos utentes encaminhados para unidades de Cuidados de Saúde Primários (CSP) obtiveram consulta até 72 horas após o seu encaminhamento, sendo que, destes, 49% foram admitidos até 24 horas após o contacto da Linha SNS 24, dentro do tempo máximo de resposta garantido previsto para atendimento por motivo relacionado com doença aguda.

Por seu turno, 42% dos utentes encaminhados pela Linha SNS 24 não conseguiram uma consulta no centro de saúde até 72 horas após a sua referenciação, “não tendo sido possível apurar, contudo, se tal ocorreu por falta de iniciativa dos utentes e/ou por falta de capacidade dos estabelecimentos de saúde visados”.

“Da análise ao período mais recente, considerando apenas os dados entre 01 março de 2021 e 31 de dezembro de 2022, é de salientar que 80% dos utentes admitidos nos CSP até 72 horas após a referenciação pela Linha SNS 24 foram observados na primeira hora após a sua admissão, bem cumprimento dos TMRG [tempos máximos de resposta garantidos] aplicáveis neste contexto”, refere.

Já no que se refere à atribuição de dispensa no pagamento da taxa moderadora, o estudo concluiu que, em 2021 e 2022, 4% (23.845) dos utentes não beneficiaram de tal prerrogativa, sendo certo que 3% de reclamações analisadas fazem menção a esse facto.

A Linha SNS 24 (808242424) viu o seu volume de chamadas telefónicas aumentar 513%, entre 2019 e 2022, devido à pandemia de covid-19.

Citando dados dos Serviços Partilhados do Ministérios da Saúde (SPMS), o estudo, iniciado em 2023, sublinha que o volume de atividade do serviço de atendimento, triagem e acompanhamento de utentes (STAE) passou de 1.331.675 para 8.164.523 chamadas telefónicas por ano.

Em função do tipo encaminhamento, evidenciou-se que o “incremento da atividade registada no período entre 2021 e 2022 (…) não correspondeu a um aumento de magnitude semelhante ao número de encaminhamento de utentes para estabelecimentos de saúde, tendo sido aconselhados autocuidados na maioria das situações [76% das chamadas]”.

Os contactos telefónicos com vista aos autocuidados resultaram no aconselhamento permanência no domicílio, sem necessidade de recurso a um estabelecimento de saúde.

Por outro lado, conclui-se que 23% das chamadas resultaram em encaminhamento para um estabelecimento prestador de cuidados de saúde, sendo que 13% dos utentes foram encaminhados para os serviços de urgência (SU)/Cuidados de Saúde Hospitalares (CSH), 10% para os Cuidados de Saúde Primários (CSP), e 1% para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A ERS alertou ainda o Serviço Nacional de Saúde (SNS) a “dar prioridade ao atendimento dos utentes” que sejam referenciados através dos cuidados de saúde primários ou da Linha SNS 24, “dentro do mesmo grau de prioridade”.

As instituições hospitalares do SNS deverão garantir também “que a cobrança de taxas moderadoras é dispensada no atendimento em serviço de urgência nas situações em que há referenciação prévia pelo SNS, encontrando-se aí incluída, a referenciação prévia efetuada pela Linha SNS 24”.

JML // CMP

Lusa/Fim

 

Mais Recentes

Passar tempo de qualidade com os netos pode ajudar a que viva mais 20 anos

há 36 minutos

Há quem diga que sim, mas será mesmo este o signo mais falso?

há 56 minutos

O mundo (e Portugal) atravessam tempos difíceis: como podemos alcançar a felicidade?

há 1 hora

Apesar de frequentemente criticado este alimento pode realmente ajudar o seu metabolismo

há 1 hora

Enxaqueca: novo medicamento retarda sintomas pré-existentes

há 2 horas

Pouco espaço em casa? Ikea tem uma poltrona que se transforma em cama

há 2 horas

Depois do cinema Robert De Niro anuncia abertura do seu primeiro hotel: saiba onde ficará localizado

há 2 horas

Quase 17 mil euros é quanto custa o menu mais caro do mundo

há 3 horas

Esta região bem conhecida dos portugueses adia aumento do imposto turístico

há 3 horas

Este é quarto de hotel mais luxuoso do mundo: cada noite custa mais de 85 mil euros

há 3 horas

Cinco estratégias simples para “reprogramar” os genes e viver melhor

há 3 horas

Descontos até 50%: venha celebrar a beleza com esta promoção de O Boticário

há 4 horas

Ikea inaugura o seu primeiro hotel aqui bem perto (e a 5 minutos da praia)

há 4 horas

Nunca ignore os conselhos das pessoas nascidas nestas 10 datas

há 4 horas

Estas são as 5 cidades mais felizes do mundo em 2025

há 6 horas

Chega hoje às lojas e vai esgotar: LIDL apresenta um super aspirador e o melhor é o seu preço

há 6 horas

Tenha o cabelo com que sempre sonhou com esta novidade da Mercadona (por menos de 4 euros)

há 7 horas

Como evitar burlas com chamadas internacionais de números desconhecidos

há 7 horas

Como fazer o pedido de reforma em 2025: todas as respostas aqui

há 7 horas

Óbito: Morreu Francisco Gonçalves, figura icónica da comunidade motard de Castelo Branco

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.