Partilhar

Descubra como se comportar devidamente nos espaços comerciais evitando estas 10 atitudes

Algum tipo de “etiqueta” e civismo é recomendado na sua próxima visita ao supermercado.

15 Abril 2024
Forever Young

Trabalhar no sector de retalho não é fácil. Muitos são os relatos de trabalhadores que demonstram bem o stress associado à tarefa de serviço ao cliente e manutenção de loja. Para além das muitas horas passadas em pé e das caixas pesadas, o atendimento pessoal é algo que desgasta mentalmente. Sobretudo quando se lida com pessoas menos atenciosas… e menos educadas.

Existem pessoas que simplesmente não sabem comportar-se em espaços públicos e cujo comportamento não só irrita os funcionários das lojas como prejudica também a experiência de loja das outras pessoas em seu redor. Muitas vezes estes gestos e hábitos podem ser até algo inconscientes e não mal- intencionados; são antes fruto de algum desconhecimento.

Assim, torna-se urgente sinalizar todo o tipo de comportamento que se deve evitar nas idas ao supermercado e às lojas. Estes são apenas alguns dos exemplos apresentados pelos especialistas de etiqueta.

1. Testar produtos que não são de “teste”

É certo que todos gostamos de experimentar os produtos antes de os comprar. No entanto é importante perceber que quando não existem exemplares de teste, continua a ser possível consultar reviews online ou devolver os produtos após compra.

Infelizmente muitas são as pessoas que, por exemplo, testam um qualquer spray desodorizante no supermercado apenas para depois voltar a colocar a lata na prateleira e retirar outra ainda “virgem” que levarão para casa.

2. Discutir e conferir preços na caixa de pagamento

Todos tentamos obter os melhores negócios e promoções. No entanto estar a conferir todos os artigos que são registados pela pessoa na caixa, quando temos uma fila cheia de pessoa atrás de nós não é certamente a melhor forma de proceder. Ao invés de estar a atrasar o tempo de espera dos outros clientes procure esclarecer as suas questões no serviço pós-vendas.

3. Não tomar bem conta dos filhos

Ao não estar a cuidar apropriadamente das suas crianças pode estar a causar incómodos indevidos aos outros clientes e funcionários. Não deve nunca perder os seus filhos de vista pois estes podem perder-se, magoar-se ou incomodar as restantes pessoas presentes na loja. Procure garantir que as crianças estão alimentadas e bem descansadas antes de sair de casa.

4. Deixar roupas nos provadores

Todos devemos fazer o possível para não causar o caos nos provadores. Todas as roupas que leva para estas cabines, com o intuito de as experimentar, devem ser devolvidas no final aos funcionários de forma a garantir que estas não ficam espalhadas pelos provadores. Sempre que possível volte a dobrar ou a arrumar as roupas que retirou dos cabides e prateleiras.

5. Comer e experimentar fruta antes de a comprar

Se não lhe estão a oferecer amostras gratuitas, então não experimente os artigos que estão em exposição. Não ande a provar uvas, morangos e outros tipos de doces antes de os comprar.

[Leia também: Toda a verdade sobre… a Aloé Vera. Conheça os seus benefícios e propriedades únicas]

6. Falar ao telemóvel em “alta voz”

Apesar de poder estar super interessado numa determinada conversa que está a ter com alguém via telefone, isso não significa que esse sentimento seja partilhado pelas outras pessoas que se encontram em seu redor. Se tiver que falar ao telefone então faça-o de uma forma discreta e, por favor, não utilize o modo “alta voz”.

7. Ignorar produtos derramados no chão

Derrubar um artigo sem querer da prateleira pode faze-lo sentir embaraçado e envergonhado, no entanto não deve nunca ignorar a situação, fingindo que nada aconteceu. Avise um responsável da loja sempre que algo semelhante acontecer, garantindo assim que a situação fica resolvida e limpa.

8. Discutir com um empregado sempre que falta algo no stock

Claro que se pode sentir frustrado ao não ver o seu produto favorito na prateleira, no entanto isso nunca lhe dá o direito de mostrar o seu desagrado de uma forma inconveniente a um qualquer trabalhador da loja. Na maioria dos casos a culpa não será dessa pessoa nem da própria loja em si, não existirá assim nada que eles poderão fazer para resolver o problema.

9. Não estar preparado para pagar

Não demore mais tempo do que aquele que é estritamente necessário. Esperar até ao último momento para preparar a sua carteira e métodos de pagamento é indelicado. Deve estar atento e preparado no momento em que os seus produtos começam a ser registados pelo operador.

10. Não dizer “por favor” ou “obrigado”

Independentemente de esta a pedir um tamanho de roupa superior ou simplesmente a receber a fatura da sua compra, não se esqueça nunca de demonstrar respeito pela outra pessoa. Dizer sempre “obrigado” e “por favor” é algo básico que deve fazer parte de todas as interações que têm em loja. Seja tão delicado com os outros como gostaria que fossem consigo.

Mais Recentes

«Este é o signo que tem maiores hipóteses de se tornar milionário», revela estudo

há 10 horas

Nunca compre estas coisas em segunda mão

há 13 horas

Jamais tenha a tentação de guardar estas coisas na casa-de-banho

há 13 horas

A água lava tudo, ou quase: jamais a use para limpar estes objetos

há 14 horas

Em forma depois dos 50 anos: ponha em pratica estas dicas

há 14 horas

Middlemist Vermelha: conheça a flor mais rara do mundo (só existe em dois países)

há 15 horas

Coma apenas um pedaço desta fruta por dia e acrescente anos à sua vida

há 15 horas

Quase 4.500 euros é quanto custa este hambúrguer: o mais caro do mundo

há 15 horas

Especialistas alertam: «não consuma este tipo leite; é um dos mais prejudiciais»

há 15 horas

Óbito: Morreu o socialista João Cravinho

há 15 horas

Há uma razão clara para Trump adorar palhinhas de plástico; e não tem nada a ver com sucção

há 15 horas

Nutricionistas revelam a última coisa que comem e bebem antes de dormir: algumas surpreendem

há 16 horas

Este objeto doméstico comum em todas as casas atrai (mesmo) as baratas

há 16 horas

Ralph Fiennes surpreende com transformação corporal ‘incrível’ aos 62 anos

há 16 horas

Acabou-se a discussão: as 6 regras para colocar a louça na máquina de lavar

há 17 horas

Turismo: reclamações sobem 24% no primeiro trimestre

há 17 horas

Memórias de infância, portugalidade e influências asiáticas: conheça a nova carta do chefe Ricardo Costa

há 18 horas

Autenticidade, hospitalidade e bem-estar de excelência: conheça o “novo” Vilalara

há 18 horas

Aproveite a Páscoa e experimente fazer uma escapadinhas de autocaravana

há 19 horas

5 erros que se cometem ao tomar Ozempic (ou Wegovy) e que podem sabotar os resultados

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.