Partilhar

Descubra como se comportar devidamente nos espaços comerciais evitando estas 10 atitudes

Algum tipo de “etiqueta” e civismo é recomendado na sua próxima visita ao supermercado.

15 Abril 2024
Forever Young

Trabalhar no sector de retalho não é fácil. Muitos são os relatos de trabalhadores que demonstram bem o stress associado à tarefa de serviço ao cliente e manutenção de loja. Para além das muitas horas passadas em pé e das caixas pesadas, o atendimento pessoal é algo que desgasta mentalmente. Sobretudo quando se lida com pessoas menos atenciosas… e menos educadas.

Existem pessoas que simplesmente não sabem comportar-se em espaços públicos e cujo comportamento não só irrita os funcionários das lojas como prejudica também a experiência de loja das outras pessoas em seu redor. Muitas vezes estes gestos e hábitos podem ser até algo inconscientes e não mal- intencionados; são antes fruto de algum desconhecimento.

Assim, torna-se urgente sinalizar todo o tipo de comportamento que se deve evitar nas idas ao supermercado e às lojas. Estes são apenas alguns dos exemplos apresentados pelos especialistas de etiqueta.

1. Testar produtos que não são de “teste”

É certo que todos gostamos de experimentar os produtos antes de os comprar. No entanto é importante perceber que quando não existem exemplares de teste, continua a ser possível consultar reviews online ou devolver os produtos após compra.

Infelizmente muitas são as pessoas que, por exemplo, testam um qualquer spray desodorizante no supermercado apenas para depois voltar a colocar a lata na prateleira e retirar outra ainda “virgem” que levarão para casa.

2. Discutir e conferir preços na caixa de pagamento

Todos tentamos obter os melhores negócios e promoções. No entanto estar a conferir todos os artigos que são registados pela pessoa na caixa, quando temos uma fila cheia de pessoa atrás de nós não é certamente a melhor forma de proceder. Ao invés de estar a atrasar o tempo de espera dos outros clientes procure esclarecer as suas questões no serviço pós-vendas.

3. Não tomar bem conta dos filhos

Ao não estar a cuidar apropriadamente das suas crianças pode estar a causar incómodos indevidos aos outros clientes e funcionários. Não deve nunca perder os seus filhos de vista pois estes podem perder-se, magoar-se ou incomodar as restantes pessoas presentes na loja. Procure garantir que as crianças estão alimentadas e bem descansadas antes de sair de casa.

4. Deixar roupas nos provadores

Todos devemos fazer o possível para não causar o caos nos provadores. Todas as roupas que leva para estas cabines, com o intuito de as experimentar, devem ser devolvidas no final aos funcionários de forma a garantir que estas não ficam espalhadas pelos provadores. Sempre que possível volte a dobrar ou a arrumar as roupas que retirou dos cabides e prateleiras.

5. Comer e experimentar fruta antes de a comprar

Se não lhe estão a oferecer amostras gratuitas, então não experimente os artigos que estão em exposição. Não ande a provar uvas, morangos e outros tipos de doces antes de os comprar.

[Leia também: Toda a verdade sobre… a Aloé Vera. Conheça os seus benefícios e propriedades únicas]

6. Falar ao telemóvel em “alta voz”

Apesar de poder estar super interessado numa determinada conversa que está a ter com alguém via telefone, isso não significa que esse sentimento seja partilhado pelas outras pessoas que se encontram em seu redor. Se tiver que falar ao telefone então faça-o de uma forma discreta e, por favor, não utilize o modo “alta voz”.

7. Ignorar produtos derramados no chão

Derrubar um artigo sem querer da prateleira pode faze-lo sentir embaraçado e envergonhado, no entanto não deve nunca ignorar a situação, fingindo que nada aconteceu. Avise um responsável da loja sempre que algo semelhante acontecer, garantindo assim que a situação fica resolvida e limpa.

8. Discutir com um empregado sempre que falta algo no stock

Claro que se pode sentir frustrado ao não ver o seu produto favorito na prateleira, no entanto isso nunca lhe dá o direito de mostrar o seu desagrado de uma forma inconveniente a um qualquer trabalhador da loja. Na maioria dos casos a culpa não será dessa pessoa nem da própria loja em si, não existirá assim nada que eles poderão fazer para resolver o problema.

9. Não estar preparado para pagar

Não demore mais tempo do que aquele que é estritamente necessário. Esperar até ao último momento para preparar a sua carteira e métodos de pagamento é indelicado. Deve estar atento e preparado no momento em que os seus produtos começam a ser registados pelo operador.

10. Não dizer “por favor” ou “obrigado”

Independentemente de esta a pedir um tamanho de roupa superior ou simplesmente a receber a fatura da sua compra, não se esqueça nunca de demonstrar respeito pela outra pessoa. Dizer sempre “obrigado” e “por favor” é algo básico que deve fazer parte de todas as interações que têm em loja. Seja tão delicado com os outros como gostaria que fossem consigo.

Mais Recentes

Neste restaurante pode pedir do menu uma sugestão que se chama ‘Obama na Casa Branca’: curioso não lhe parece?

há 2 horas

Descubra onde está localizado o bar cujo nome remete para a saga Star Wars; está mais perto do que imaginad

há 3 horas

Mercados de Natal bem diferentes: na adega, no spa, com música de dança e presentes sexy…

há 5 horas

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 7 horas

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 9 horas

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 9 horas

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 1 dia

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 1 dia

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 1 dia

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 1 dia

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 1 dia

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 1 dia

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 1 dia

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 1 dia

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 1 dia

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 1 dia

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 1 dia

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 1 dia

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 1 dia

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.