Trabalhar no sector de retalho não é fácil. Muitos são os relatos de trabalhadores que demonstram bem o stress associado à tarefa de serviço ao cliente e manutenção de loja. Para além das muitas horas passadas em pé e das caixas pesadas, o atendimento pessoal é algo que desgasta mentalmente. Sobretudo quando se lida com pessoas menos atenciosas… e menos educadas.
Existem pessoas que simplesmente não sabem comportar-se em espaços públicos e cujo comportamento não só irrita os funcionários das lojas como prejudica também a experiência de loja das outras pessoas em seu redor. Muitas vezes estes gestos e hábitos podem ser até algo inconscientes e não mal- intencionados; são antes fruto de algum desconhecimento.
Assim, torna-se urgente sinalizar todo o tipo de comportamento que se deve evitar nas idas ao supermercado e às lojas. Estes são apenas alguns dos exemplos apresentados pelos especialistas de etiqueta.
1. Testar produtos que não são de “teste”
É certo que todos gostamos de experimentar os produtos antes de os comprar. No entanto é importante perceber que quando não existem exemplares de teste, continua a ser possível consultar reviews online ou devolver os produtos após compra.
Infelizmente muitas são as pessoas que, por exemplo, testam um qualquer spray desodorizante no supermercado apenas para depois voltar a colocar a lata na prateleira e retirar outra ainda “virgem” que levarão para casa.
2. Discutir e conferir preços na caixa de pagamento
Todos tentamos obter os melhores negócios e promoções. No entanto estar a conferir todos os artigos que são registados pela pessoa na caixa, quando temos uma fila cheia de pessoa atrás de nós não é certamente a melhor forma de proceder. Ao invés de estar a atrasar o tempo de espera dos outros clientes procure esclarecer as suas questões no serviço pós-vendas.
3. Não tomar bem conta dos filhos
Ao não estar a cuidar apropriadamente das suas crianças pode estar a causar incómodos indevidos aos outros clientes e funcionários. Não deve nunca perder os seus filhos de vista pois estes podem perder-se, magoar-se ou incomodar as restantes pessoas presentes na loja. Procure garantir que as crianças estão alimentadas e bem descansadas antes de sair de casa.
4. Deixar roupas nos provadores
Todos devemos fazer o possível para não causar o caos nos provadores. Todas as roupas que leva para estas cabines, com o intuito de as experimentar, devem ser devolvidas no final aos funcionários de forma a garantir que estas não ficam espalhadas pelos provadores. Sempre que possível volte a dobrar ou a arrumar as roupas que retirou dos cabides e prateleiras.
5. Comer e experimentar fruta antes de a comprar
Se não lhe estão a oferecer amostras gratuitas, então não experimente os artigos que estão em exposição. Não ande a provar uvas, morangos e outros tipos de doces antes de os comprar.
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6. Falar ao telemóvel em “alta voz”
Apesar de poder estar super interessado numa determinada conversa que está a ter com alguém via telefone, isso não significa que esse sentimento seja partilhado pelas outras pessoas que se encontram em seu redor. Se tiver que falar ao telefone então faça-o de uma forma discreta e, por favor, não utilize o modo “alta voz”.
7. Ignorar produtos derramados no chão
Derrubar um artigo sem querer da prateleira pode faze-lo sentir embaraçado e envergonhado, no entanto não deve nunca ignorar a situação, fingindo que nada aconteceu. Avise um responsável da loja sempre que algo semelhante acontecer, garantindo assim que a situação fica resolvida e limpa.
8. Discutir com um empregado sempre que falta algo no stock
Claro que se pode sentir frustrado ao não ver o seu produto favorito na prateleira, no entanto isso nunca lhe dá o direito de mostrar o seu desagrado de uma forma inconveniente a um qualquer trabalhador da loja. Na maioria dos casos a culpa não será dessa pessoa nem da própria loja em si, não existirá assim nada que eles poderão fazer para resolver o problema.
9. Não estar preparado para pagar
Não demore mais tempo do que aquele que é estritamente necessário. Esperar até ao último momento para preparar a sua carteira e métodos de pagamento é indelicado. Deve estar atento e preparado no momento em que os seus produtos começam a ser registados pelo operador.
10. Não dizer “por favor” ou “obrigado”
Independentemente de esta a pedir um tamanho de roupa superior ou simplesmente a receber a fatura da sua compra, não se esqueça nunca de demonstrar respeito pela outra pessoa. Dizer sempre “obrigado” e “por favor” é algo básico que deve fazer parte de todas as interações que têm em loja. Seja tão delicado com os outros como gostaria que fossem consigo.