O trio Louis Vuitton, Hermès e Chanel volta a dominar o pódio na categoria de luxo. Embora a Louis Vuitton tenha saído do Top 10, a Hermès manteve-se firme – apesar do fraco consumo – e superou a concorrência com um crescimento de 23% em valor, enquanto o setor do luxo no seu conjunto cresceu 8%.
Este ano, a Louis Vuitton saiu do Top 10 da classificação geral em todas as categorias – a que tinha aderido em 2022 – e está agora em 12.º lugar, atrás dos cinco gigantes da Internet (a Apple mantém o seu lugar de topo com 1015,9 mil milhões de dólares, a Google, a Microsoft, a Amazon e o Facebook), da cadeia de fast-food McDonald’s, que subiu acentuadamente, e da NVIDIA, que beneficiou do boom da inteligência artificial e saltou 18 lugares para o 6.º.
As principais conclusões do ranking Kantar BrandZ 2024 são que o valor do Top 100 aumentou 20% num ano (para 8.300 mil milhões de dólares ou 7.740 mil milhões de euros) e está a aproximar-se do pico histórico observado em 2022 com o boom de consumo pós-Covid (8.700 mil milhões de dólares ou 8.113 mil milhões de euros).