Houve uma falha significativa nos sistemas da Microsoft em todo o mundo, o que causou problemas aos viajantes durante a movimentada época de verão, avança a Euronews.
«Companhias aéreas, aeroportos, empresas de comunicação social e outros tipos de empresas comunicaram problemas, uma vez que os seus sistemas dependem da Microsoft», refere a noticia
Quais são os conselhos para os passageiros durante este tipo de incidente?
Se vai viajar hoje, os nossos conselhos são:
– Consulte os sites e as aplicações da sua companhia aérea e do aeroporto antes de se deslocar para o aeroporto e siga todos os conselhos que lhe forem dados
– Os canais das redes sociais das companhias aéreas e dos aeroportos também são uma boa fonte de informações atualizadas
– Se parecer que o seu voo ainda vai partir, chegue ao aeroporto com as duas horas de antecedência habituais, exceto se a companhia aérea ou o aeroporto tiverem dado instruções em contrário
– Leve água e refeições ligeiras para o aeroporto, especialmente se viajar com crianças ou pessoas idosas, para o caso de haver longas filas de espera ou outros atrasos
– As filas nos pontos de segurança têm tendência para se alongarem neste tipo de situações. Por isso, certifique-se de que a sua bagagem de mão não contém quaisquer artigos proibidos para não aumentar o problema
A Ryanair aconselha os passageiros a chegarem cedo ao aeroporto
A conta oficial da Ryanair no Twitter tem uma atualização desta manhã, às 9:30 CET, onde se lê:
“Estamos atualmente a sofrer perturbações em toda a rede devido a uma falha global de TI de terceiros que está fora do nosso controlo. Aconselhamos todos os passageiros a chegarem ao aeroporto pelo menos 3 horas antes da hora de partida prevista”.
Parece que a interrupção significa que os passageiros não podem efetuar o check-in online, tal como a Ryanair aconselha:
“Se vai viajar hoje e ainda não fez o check-in do seu voo, pode fazê-lo no aeroporto”.
O aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, foi o último a registar atrasos.
“A falha de energia tem impacto nos voos com origem e destino em Schiphol”, disse um porta-voz à BBC, acrescentando que ainda não se sabe ao certo quantos voos foram afetados.
Entretanto, no aeroporto londrino de Stansted, alguns check-ins estão a ser feitos manualmente, mas “os voos continuam a funcionar normalmente”.
“Os nossos principais sistemas operacionais não foram afetados”, diz um porta-voz, mas “alguns serviços de máquinas de pagamento de retalho foram afetados”.
Esta manhã, os ecrãs de partida no aeroporto de Edimburgo não funcionavam e o alarme de incêndio no terminal principal estava a disparar, devido ao mesmo erro informático.
Os passageiros podem pedir uma indemnização se o seu voo for atrasado ou cancelado?
De momento, não é claro se os passageiros terão direito a uma indemnização.
De acordo com a legislação europeia, se um voo sofrer um atraso superior a três horas ou for totalmente cancelado, a companhia aérea tem de oferecer ao passageiro outro voo ou reembolsá-lo na totalidade e, por vezes, pagar uma indemnização.
No entanto, há exceções a esta regra, como as condições meteorológicas, que estão fora do controlo das companhias aéreas.
Resta saber quem será responsável pelos grandes problemas de hoje, conclui a Euronews