Para muitas pessoas a ideia da reforma revela-se um cenário assustador. Após décadas de trabalho chega o momento de “parar”. Se para alguns esta fase da vida chega trazendo um certo alívio, para outros esta mudança pode-se assemelhar à perigosa aproximação de um penhasco, com o desconhecido no horizonte.
Mesmo quando as condições financeiras estão asseguradas, existem indivíduos que escolhem continuar a trabalhar. Isto pode acontecer porque gostam genuinamente daquilo que fazem no seu emprego, mas muitas vezes está relacionado com o medo de morrer. Parar é o primeiro passo para este desfecho terminal. Ninguém gosta de mudanças, sobretudo se estiverem associados a um período de inatividade, sobre o qual conhecemos pouco.
No entanto a verdade é que alguém que se reforme aos 66 anos têm ainda muito tempo pela frente. Mas o que fazer com esse tempo? Como reorganizar a nossa vida após de tantos anos assentes numa estável rotina? Esta é uma questão que continua a ser uma incógnita para muitas pessoas.
O que fazer quando se atinge a reforma?
Connie Baher, uma conhecida autora e palestrante norte-americana, tem dedicado grande parte da sua vida a procurar respostas para esta perguntas. Entrevistou ao longo dos meses mais de 500 homens e mulheres, sempre com o objetivo de melhor compreender qual o caminho ideal que se deve seguir nesta nova fase da vida.
[Leia também: Portugal eleito melhor destino de 2020 para os reformados viverem]
Eis 3 das suas principais conclusões, que servem como sugestão de como poderemos melhor organizar as nossas vidas a partir do nosso primeiro dia de reforma.
1. Limpe a sua casa (e a sua vida)
Esta ideia fala sobre a importância que uma verdadeira limpeza pode ter para o seu bem-estar. Ao atingir a reforma, o ato de reavaliar a importância dos objetos que fomos acumulando ao longo dos anos pode ser uma experiência poderosa e reveladora.
Aproveite esta ocasião para simplificar a sua vida e tornar o seu espaço mais leve. Liberte-se de tudo aquilo que não necessita, de tudo aquilo que não lhe acrescenta valor e dê primazia aos objetos verdadeiramente especiais.
O início do período da reforma deverá ficar marcado pela criação de um melhor e novo espaço que permita que reorganize a sua vida.
2. Cultive a sua curiosidade
A altura certa para explorar o Mundo chegou! A reforma deverá representar uma nova fase de exploração, seja ela intelectual ou cultural. Inscreva-se num novo curso, aprenda um novo skill, um novo idioma ou inicie um qualquer projeto relevante para si.
Sendo certo que existe uma oferta grande de cursos online, aproveite esta ocasião para se envolver com a comunidade local. Aprenda e conviva com outras pessoas com interesses semelhantes. Experimente fazer voluntariado e perceba de que forma pode ser útil aos outros.
Relembre ainda as suas paixões de infância e aproveite esta fase da sua vida para concretizar alguns dos sonhos que deixou para trás.
3. Encontre o seu verdadeiro “eu”
Agora, provavelmente pela primeira vez em muitos anos, irá ter o tempo e a oportunidade de avaliar realmente sua vida, percebendo o caminho que percorreu e, mais importante, definindo tudo aquilo que deseja ainda concretizar.
Aproveite este seu tempo e a sua renovada liberdade para se reconectar com a sua família, para passar mais tempo com amigos, para melhorar a sua forma física ou para dar um novo rumo à sua vida.
Descubra e identifique tudo aquilo que quer associar à sua personalidade, à pessoa em que se deseja tornar, e procure criar para si a vida que sempre desejou viver. Esta é altura certa para se sentir entusiasmado com o seu futuro. Aproveite!