O ex-presidente do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes, João Ribeiro, faleceu na passada terça-feira, com 89 anos. Foi presidente do Sindicato Têxtil de Braga e dirigente da FESETE e da CGTP-IN, refere o jornal económico .
Numa nota enviada aos meios de comunicação social, a União dos Sindicatos do Distrito de Braga assinala que o próprio se afirmou como um “lutador na defesa da melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores têxteis, lutador antifascista contra o regime que oprimia o povo português e os trabalhadores”, escrevem, referindo-se ao Estado Novo.
Tendo sido membro do Partido Comunista, João Ribeiro “procurou criar condições para garantir no Sindicato Têxtil de Braga uma direção sindical capaz de defender os interesses dos trabalhadores têxteis”, pode ler-se.
Na mesma nota, recorda-se que, “durante a crise que afetou a empresa Coelima, na década de 90, João Ribeiro esteve presente de forma ativa na luta dos trabalhadores desta empresa, na defesa da sua viabilização e no emprego dos trabalhadores, luta em que os trabalhadores saíram vencedores”, de acordo os sindicalistas.
“Ao deixar a sua intervenção nas lutas sindicais, João Ribeiro continuou ativo na política e nas ações culturais até quase ao fim dos seus dias de vida”, acrescenta-se.