Partilhar

Vai viajar para fora da UE? Não traga pragas na sua bagagem!

DGAV e EFSA unem-se para sensibilizar os viajantes para os perigos de trazerem plantas das suas viagens

7 Agosto 2024
Forever Young

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), em colaboração com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), promove a campanha #PlantHealth4Life que visa sensibilizar os viajantes para os perigos de trazerem plantas das suas viagens provenientes de países terceiros.

Se vai viajar para fora da União Europeia (UE), saiba que enquanto prepara as malas para regressar a casa, não deve incluir nas suas “lembranças” plantas, sementes, flores, frutos ou legumes.

Um viajante curioso que gosta de explorar o mundo e a natureza pode ter vontade de levar plantas para casa. No entanto, o resultado é que a mais pequena semente, planta ou fruto, aparentemente inocente, pode ter pragas ou doenças, que representam sérios riscos para a saúde das plantas e para os ambientes agrícolas e naturais da União Europeia (UE).

Entre os riscos incluem-se:

  • Pragas invasoras: espécies de insetos, fungos, bactérias e vírus que podem devastar culturas agrícolas e plantas ornamentais.
  • Doenças desconhecidas: microrganismos patógenos que não existem na UE e para os quais as plantas locais não têm resistência.
  • Impacto ambiental: Destruição de ecossistemas naturais e perda de biodiversidade.
  • Consequências económicas: Aumento dos custos de controlo fitossanitário, perdas de alimentos e necessidade de investimento para recuperação das áreas afetadas.

Paula Cruz Garcia, Subdiretora Geral da DGAV, afirma que “caso se apaixone por uma planta exótica durante as suas viagens, tire uma fotografia, mas não a traga, ou qualquer das suas partes, sejam sementes, flores, frutos ou folhagens, para casa. Nunca sabemos se estamos a dar uma boleia grátis às pragas”.

 A prevenção do risco é melhor que a gestão das pragas

Tomar medidas para evitar pragas das plantas é uma abordagem mais eficiente do que gerir os surtos de doenças que podem vir a afetar diversas espécies vegetais. Alguns desastres associados à saúde das plantas são irreversíveis. Como o caso da Xylella fastidiosa, um agente patogénico que tem conduzido à morte de milhões de oliveiras, algumas milenares. Ao priorizarmos as medidas de prevenção, podemos ajudar a garantir que estes tipos de pragas destrutivas permanecem fora da UE.

 “Se vai de férias certifique-se de que verifica os requisitos para viajar com plantas ou produtos vegetais no seu destino. Se todos viajarmos de forma responsável e estivermos atentos às orientações relacionadas com a saúde das plantas, podemos contribuir para salvaguardar a nossa segurança alimentar e proteger o ambiente”, acrescenta.

Para impedir a disseminação de pragas nocivas, existem atualmente rigorosas regras de importação e certificações, como o Certificado Fitossanitário, que tem de acompanhar as plantas e a maioria dos produtos vegetais que entram na UE ou o Passaporte Fitossanitário, que deve acompanhar todas as plantas comercializadas na UE.

 

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 9 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 9 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 10 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 10 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 10 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 11 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 11 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 11 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 11 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 12 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 12 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 12 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 12 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 13 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 13 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 13 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 13 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 15 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 15 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.