Latas de refrigerante ou de cerveja muitas vezes passam por várias mãos antes de chegar às nossas. Por esse motivo, muitas pessoas optam por limpá-los antes de consumir. Mas é seguro beber diretamente da lata? Um estudo pode fazer mudar a maneira como consumimos.
A descoberta foi partilhada por Javier Clemente através da sua conta no Instagram (@todos_somos_reciclaje), onde explica a grande quantidade de bactérias que esse tipo de embalagens contém. «É uma boa ideia limpar as latas antes de beber? Isso pode surpreender», começa o vídeo.
Um investigador analisou em detalhes os efeitos de não limpar latas ou de limpá-las de três maneiras diferentes para mostrar se há um contraste grande entre elas. Os itens usados para limpar a lata foram um guardanapo, álcool e, no terceiro caso, esfregar com na manga da camisola.
Após todas as amostras serem recolhidas, foram colocadas numa incubadora durante 24 horas a uma temperatura de aproximadamente 28 graus.
O resultado foi realmente surpreendente: a prevalência de bactérias foi encontrada quando o produto não foi limpo ou foi limpo com a manga da camisola. No entanto, as amostras onde foi limpo com um guardanapo ou álcool «não apresentaram vestígios».
Um simples gesto pode evitar que introduzamos grandes quantidades de bactérias no corpo, o que pode ser prejudicial para a saúde.