A entidade reguladora tem recebido denúncias e reclamações sobre situações em que «os clientes, ao aproximar-se o fim do período de fidelização, são contactados por indivíduos que se fazem passar por gestores de conta».
Os falsos comerciais dizem aos clientes que todos os seus equipamentos (por exemplo, boxes ou routers) precisam de ser substituídos e que essa troca tem um custo elevado (geralmente na ordem das centenas de euros).
A Anacom está assim a alertar que «esta mensagem é totalmente falsa e deixa alguns avisos na sua página oficial. Embora reconheça ser habitual – e até obrigatório por lei – que os operadores contactem os clientes para os informar sobre a renovação automática dos contratos, bem como apresentação de novas ofertas, campanhas e preços, fique atento a abordagens suspeitas».
Quando confrontado com contactos telefónicos ou visitas domiciliárias, «peça sempre a identificação da pessoa (nome, empresa, departamento) e solicite que as informações sejam enviadas por escrito (por email, por exemplo). Nunca forneça dados pessoais. Em caso de dúvida, é preferível contactar diretamente o apoio ao cliente do operador e adiar as decisões até à confirmação da identidade do interlocutor e da finalidade do contacto».