<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

4 Abril 2025
Forever Young

Confirme aqui os passos certos para este procedimento.

O bacalhau é muito apreciado em Portugal com as suas 1001 formas de ser confecionado. Mas há pessoas que não sabem como dessalgar corretamente o bacalhau.

Fique a par das dicas de como retirar o excesso do sal do bacalhau de uma maneira forma simples e rápida.

Como dessalgar bacalhau

Ingredientes
Bacalhau
Água gelada
Pedras de gelo

Como fazer
Primeiro leve o bacalhau em água corrente para retirar a camada grossa de sal.
Depois, mergulhe o bacalhau numa vasilha com água fria, coloque pedrinhas de gelo e deixe no frigorifico.
A quantidade certa de água é 2/3 de água para 1/3 de bacalhau, de forma a que o bacalhau fique completamente submerso.
Vá trocando a água até sair todo o excesso de sal.
Depois escorra o bacalhau retirando toda a água.

ATENÇÃO:

    • É importante que durante todo o processo de dessalga o bacalhau seja mantido no frigorifico para que fique bem conservado.
    • Durante o tempo total, é preciso trocar a água 4 vezes, com intervalos de 4 horas.
    • Quando trocar a água, troque de vasilha. Encha outra vasilha com água gelada, retire o bacalhau da vasilha onde está e o coloque na outra.
    • Lave a vasilha de onde retirou o bacalhau e encha de água novamente. Coloque no frigorifico e use na próxima troca de água.
    • Retire um pedacinho do bacalhau e experimente se ainda estiver salgado, repita o processo de troca de água.

 

  • Tempo para dessalgar bacalhau
    Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas)
    Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas)
    Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
    Muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)
    Lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)