Mas, por mais que os usemos convém perguntar se causam algum problema de saúde. Ouvir o volume muito alto é motivo de preocupação, mas, em alguns casos, o uso de fones também pode causar infeções de ouvido.
Os ouvidos estão cheios de coisas que têm um propósito para a saúde auditiva, como bactérias, humidade e cera. Normalmente, bactérias e humidade têm a possibilidade de se dissipar sozinhas, mas os fones podem atrapalhar.
Bactérias e fungos prosperam em áreas quentes e húmidas, como o canal auditivo, e é aí que os fones às vezes retêm humidade e fluido. Quando isso acontece, corre o risco de ter uma infeção no ouvido.
Os fones também podem empurrar a cera para dentro do canal auditivo, o que pode causar acumular, sendo esta outra maneira de desenvolver uma infeção.
Saberá que tem uma infeção de ouvido quando tiver dor de ouvido, comichão, drenagem ou secreção no ouvido afetado ou perda auditiva.
Outros sintomas de infeção no ouvido podem incluir sensação de ouvido entupido, dor aguda na parte interna do ouvido e, em alguns casos, náusea. Também pode desenvolver febre.
As infeções do ouvido externo são tratadas com colírios antibióticos tópicos, colírios antifúngicos ou colírios esteroides tópicos, dependendo da causa subjacente suspeita do problema.
Pode usar os fones, mas convém seguir algumas dicas para diminuir o risco de ter uma infeção:
Sem fones em caso de infeção no ouvido: Não use fones enquanto tiver uma infeção ativa no ouvido. Evite-os durante várias semanas após a infeção, pois pode levar algum tempo para a recuperação completa.
Limpe os fones regularmente: Se já observou seus fones atentamente, pode notar que há cera acumulada na parte interna. O que não consegue ver são as outras bactérias que também se acumulam. Para evitar infeções é importante limpá-los regularmente.
Limpe os dispositivos auriculares pelo menos uma vez por semana com um lenço humedecido com álcool.
Escolha fones externos: se quiser outra opção, experimente dispositivos de audição que não sejam colocados no ouvido.