Partilhar

Café sustentável? Delta apresenta cápsula sem plástico

Marca portuguesa deu mais um passo «em prol da comunidade».

15 Maio 2019
Forever Young
Café sustentável? Delta apresenta cápsula sem plástico

O Grupo Nabeiro partilhou esta manhã, em Lisboa, a sua estratégia de sustentabilidade, e apresentou vários compromissos na vertente económica, social e ambiental. O objectivo é reforçar o seu papel na construção de um Mundo cada vez mais sustentável. Tudo sintetizado na nova cápsula de café Delta Q, 100 por cento orgânica e biodegradável.

Café sustentável? Delta apresenta cápsula sem plástico

Esta nova cápsula, – desenvolvida pelo centro de inovação do Grupo Nabeiro, a Diverge, em conjunto com parceiros externos e Centros de Investigação nacionais -, é feita de um material de base biológica e vegetal. Constituída por cana-de-açúcar, mandioca e milho, a nova cápsula tem uma validade de 90 dias. A total ausência de plásticos, microplásticos e alumínio é a imagem de marca do primeiro blend da Delta Q e Qo, que é lançado no 2º semestre de 2019.

Tripla certificação sustentável

Para comprovar a sustentabilidade da nova cápsula está a sua tripla certificação: a Certificação Rainforest Alliance, que trabalha para conservar a biodiversidade e garantir meios de subsistência sustentáveis através da transformação de práticas de uso do solo, práticas comerciais e comportamento do consumidor; a Certificação UTZ (representa uma agricultura sustentável e melhores oportunidades para agricultores, as suas famílias e o Planeta); e a Certificação Biológica (o método de produção biológico combina as melhores práticas ambientais que contribuem para um aumento de biodiversidade e a preservação dos recursos naturais).

Aliás, a embalagem do novo Delta Q eQo é feita em cartão totalmente reciclável, com certificação FSC (que assegura que o produto provém de uma floresta gerida de forma sustentável) e impressa com tintas biológicas.

O administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, sublinha que a sustentabilidade é uma prioridade para o Grupo, pois «estas iniciativas dão continuidade ao trabalho que desenvolvemos na área social e em prol da comunidade».

 

Economia Circular

Durante a apresentação da estratégia de sustentabilidade do Grupo Nabeiro, foi também anunciada a parceria da Delta com a start up NÃM, num processo inovador de transformação de borras de café em cogumelos.

O conceito “from waste to taste”, criado em 2018 por Natan Jacquemin, fundador da start up, tem um método de aproveitamento simples e inicia-se quando a água quente, na extração de “uma bica”, passa pelo café, limpando desta forma a borra. O processo de preparação de um café só utiliza 1% da sua biomassa, sendo os restantes 99% considerados desperdício. Esta borra representa um substrato limpo e rico em nutrientes, excelente para o desenvolvimento de cogumelos.

A Delta Cafés irá recolher as borras de café, consideradas extratos limpos e ricos em nutrientes, junto dos seus Clientes através de recipientes próprios, maximizando a eficiência operacional.

A Delta e o café dos Açores – O único café da Europa

O apoio às comunidades e aos produtores de café, um dos pilares da Delta Cafés, levou à celebração de um protocolo com a Associação de Produtores Açorianos de Café (APAC). Esta parceria prevê o apoio em todas as etapas da produção, preparação e comercialização do café dos Açores, durante os próximos 15 anos, além da promoção de um sector socioeconómico rentável, produzindo com sucesso o único café da Europa.

Compromissos até 2025

O Grupo Nabeiro – Delta Cafés definiu ainda novas metas em diversas áreas do desenvolvimento sustentável. Assim, até ao ano de 2025, a empresa assumiu o compromisso de garantir que a totalidade da sua frota automóvel comercial é composta por veículos elétricos, bem como o apoio a 500 cafeicultores em todas as ilhas do arquipélago dos Açores.

Após o lançamento de Delta Q eQo no mercado, continuará também a haver um investimento na pesquisa e desenvolvimento de melhores soluções técnicas e na procura dos mais inovadores materiais, para que até 2025 toda a gama de blends Delta Q possa ser sustentável.

Mais Recentes

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 16 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 17 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 17 horas

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 17 horas

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 17 horas

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 17 horas

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 18 horas

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 18 horas

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 18 horas

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 18 horas

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 18 horas

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 18 horas

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 18 horas

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 19 horas

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 19 horas

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 21 horas

Lembra-se dos Chuck Taylor All Star XX-Hi? Os All Star de cano longo estão de volta

há 21 horas

O mais recente ícone de moda da terceira idade tem mais de 80 anos

há 21 horas

Tratamentos para rejuvenescer a região dos olhos depois dos 50 anos

há 21 horas

Específicos e importantes: cuidados a ter com a pele após os 60 anos

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.