<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Aldeia sérvia reivindica ser o berço do primeiro vampiro do mundo

2 Julho 2025
Forever Young

Há 300 anos, um homem que poderá ter sido o primeiro vampiro foi enterrado na aldeia sérvia de Kisiljevo. Agora, os locais querem transformar esta história num polo turístico de sucesso.

A Roménia é frequentemente apontada como a terra do lendário Drácula, mas foi na Sérvia, numa pequena aldeia chamada Kisiljevo, que tudo terá começado. No verão de 1725, os habitantes da região desenterraram o corpo de Petar Blagojevic, acreditando que este ressuscitava durante a noite para atacar pessoas inocentes.

Segundo relatos da época, registados no jornal vienense Wienerisches Diarium de 21 de julho de 1725 e baseados em testemunhos de médicos e militares austríacos, o corpo encontrava-se surpreendentemente intacto. Quando uma estaca de madeira foi cravada no coração do cadáver, sangue fresco terá escorrido da boca e dos ouvidos.

Uma história que poderá ter sido um mal-entendido

Para alguns académicos, como Clemens Ruthner, diretor do Centro de Estudos Europeus do Trinity College, esta história poderá resultar de um erro de tradução. A palavra búlgara antiga Upior significa “má pessoa” e poderá ter sido mal interpretada como “vampiro” nos documentos médicos da época.

Apesar disso, três séculos depois, a aldeia de Kisiljevo quer aproveitar esta herança para atrair visitantes. O túmulo de Blagojevic é agora um ponto de interesse, situado num pequeno cemitério entre milharais e um lago, a cerca de 100 quilómetros a leste de Belgrado, capital da Sérvia.

Dajana Stojanovic, diretora do Gabinete de Turismo local, acredita que o potencial é enorme, não só pela história de Blagojevic, mas também pelas tradições de magia valáquia da região fronteiriça com a Roménia.

Embora alguns especialistas considerem o vampirismo uma fantasia criada para explicar fenómenos como uma possível epidemia de antraz no século XVIII, os locais não descuram as superstições: ainda guardam garrafas de Rakia com alho, o famoso “afugenta-vampiros”.

Assim, Kisiljevo não quer só contar a história do primeiro vampiro, quer também transformar essa lenda numa oportunidade de desenvolvimento cultural e económico, oferecendo aos turistas uma viagem ao passado mais misterioso dos Balcãs.

Mais Recentes

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 16 minutos

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 45 minutos

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 1 hora

O “Monstro de Londres”: o agressor que aterrorizou a cidade antes de Jack, o Estripador

há 2 horas

IDO1: o “interruptor” do colesterol que pode salvar milhões de vidas

há 2 horas

Clima extremo faz portugueses repensarem férias: reservas flexíveis e ‘coolcations’ ganham força

há 4 horas

Estudo: Alterações climáticas vão reduzir produção das principais culturas globais até 2100

há 5 horas

Eletricidade: cavernas de sal podem tornar-se super baterias subterrâneas (e a Alemanha está entusiasmada)

há 5 horas

Escaldões: por que o after sun pode não ser a melhor solução e o que deve usar para aliviar a pele

há 6 horas

Aldeia sérvia reivindica ser o berço do primeiro vampiro do mundo

há 6 horas

Porque está a Terra a girar mais depressa? Cientistas estão intrigados com os dias mais curtos deste verão

há 7 horas

Transformar plástico em paracetamol? Cientistas criam medicamento a partir de garrafas PET

há 7 horas

Borboletas que bebem lágrimas? A estranha amizade entre tartarugas e insetos na Amazónia

há 8 horas

Há 100 milhões de anos, era este o animal que dominava os oceanos em todo o mundo

há 8 horas

E se o tempo tiver três dimensões? Nova teoria propõe modelo radical que pode unificar toda a física

há 8 horas

Construir casas na Lua, com materiais da Lua: o novo desafio da NASA

há 8 horas

Flexibilidade: O que significa se não conseguir tocar nos dedos dos pés?

há 9 horas

Quer viver até aos 100 anos? Cinco conselhos surpreendentes de quem já lá chegou

há 9 horas

Fungo da “maldição de Tutankhamon”, afinal, pode vir a ser um promissor medicamento anticancerígeno

há 9 horas

O que (não) comer e beber durante uma onda de calor

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.