8 alimentos bons para a saúde do seu coração

As doenças cardíacas são das que mais vítimas causam todos os anos. Brócolos e tomates são alimentos que, consumidos como parte de uma dieta completa, podem ajudar a manter o seu coração saudável.

Há muitas formas de se manter saudável, nomeadamente, ao nível do coração. Uma consulta anual com o seu médico, fazer exercício físico regular, deixar de fumar ou, mais simples, ter algum cuidado com o que come são algumas dessas formas. De seguida apresentamos 8 alimentos que devem fazer parte da sua alimentação. Assim, vai poder colher muitos benefícios para a sua saúde através da sua dieta alimentar.

1- Leguminosas

Feijões, ervilhas, grão ou lentilhas, também conhecidos como leguminosas, podem reduzir significativamente os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou o “mau colesterol”. As leguminosas são compostas por fibras, proteínas e antioxidantes, que têm efeitos benéficos sobre o coração e a saúde em geral.

2- Chá verde

Uma revisão sistemática descobriu que beber chá verde pode estar associado a uma pequena redução no colesterol, que é um dos principais contributos para as doenças cardíacas.

Porém, outra revisão estudou os efeitos de beber chá verde em pessoas com pressão alta. O relatório concluiu que o chá verde estava associado a uma redução na pressão sanguínea.

3- Sementes

Sobretudo as sementes de chia são uma fonte rica de ómega-3, que tem muitos efeitos benéficos, como a diminuição dos níveis de triglicéridos, LDL e colesterol. Eles também reduzem a pressão arterial e minimizam as placas de gordura acumulada nas artérias.

4- Espinafre

Este vegetal pode ajudar a manter um ritmo cardíaco saudável, pois o seu consumo regular oferece boas fontes de magnésio. O espinafre é uma das melhores fontes deste mineral, que está associado a uma série de benefícios para a saúde.

5- Frutos secos

Já sabia por que deve comer mais frutos secos, mas agora fique a saber que as amêndoas, avelãs, amendoim ou nozes são algumas das opções saudáveis, também, para o coração. Os frutos secos têm muitas proteínas, fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes. Tal como as sementes, os frutos secos também têm uma grande quantidade de ómega-3, o que os torna um lanche saudável para o coração.

Saiba por que deve comer mais frutos secos

6- Espargos

Esta é uma fonte natural de ácido fólico, que ajuda a evitar que um aminoácido chamado homocisteína se acumule no corpo. Isto porque, altos níveis deste composto têm sido associados a um aumento do risco de doenças relacionadas ao coração, como o acidente vascular cerebral.

7- Tomates

As pequenas frutas vermelhas, também, têm muitas fibras, potássio, vitamina C, ácido fólico e colina, que são boas para o coração. Além de manter as doenças cardíacas controladas, o potássio beneficia, também, os músculos e os ossos e ajuda a prevenir a formação de cálculos renais.

Os especialistas argumentam que a mudança alimentar mais importante quando se tenta reduzir o risco de doença cardíaca é o aumento da ingestão de potássio e a diminuição da ingestão de sódio.

8- Brócolos

Alguns estudos sugerem que comer regularmente brócolos cozidos no vapor pode reduzir os níveis de colesterol e prevenir doenças cardíacas.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table
Automonitor
Audi assinala os 25 anos de desportivos RS