Estudos sobre este assunto revelam que podem libertar substâncias químicas quando entram em contato com alimentos ácidos ou quando armazenamos neles alimentos quentes ou são colocados no micro-ondas.
Recipientes de plástico só devem ser usados no micro-ondas quando o rótulo o indicar e o mesmo se aplica à máquina de lavar louça, onde também podem ser facilmente danificados, pois água quente e os detergentes fortes podem amolecer a superfície e torná-la mais suscetível a danos.
«Danos no plástico podem fazer com que produtos químicos e microplásticos migrem da embalagem plástica para o alimento que entra em contato com ela. O uso único de embalagens danificadas não causa nenhum dano à saúde do consumidor, mas o uso contínuo de embalagens plásticas danificadas deve ser evitado», diz Merja Virtanen, especialista da Autoridade Alimentar Finlandesa.
De acordo com Virtanen, diferentes tipos de plástico têm diferentes resistências ao calor e, ao usar um micro-ondas, deve sempre certificar-se de que o recipiente de plástico usado é adequado para esse tipo de uso.
Se não houver menção à segurança do micro-ondas, não deve colocar o recipiente no micro-ondas, recomenda Virtanen.
Se tiver alguns recipientes de plástico com rachaduras ou manchas brancas, é altura de os substituir..