De acordo com os especialistas estas substância que podem ajudar no tratamento:
Licopeno
O licopeno é uma substância importante na prevenção do cancro de próstata. Isso porque o nutriente possui antioxidantes com diversos benefícios, podendo reduzir até 40% o risco de desenvolver esse tipo de cancro nos homens que consomem, pelo menos, cinco vezes na semana esses alimentos. Pode ser encontrado no tomate, goiaba vermelha, melancia, manga, mamão e cenoura.
Indol 3 Carbinol
Essa substância diminui o estrógeno na circulação sanguínea impedindo o aparecimento de células cancerígenas que dependem dessa hormona para crescer. Apresenta ações anticancerígenas e de quimioprevenção, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. Encontra-se em vegetais crucíferos, como brócolos, couve-flor e repolho.
Ômega 3
O consumo diário de ómega 3 cria uma ação anti-inflamatória e pode ajudar a combater tumores, devido à sua ação antioxidante. Este suplemento pode ser encontrado em peixes, sementes de linhaça, oleaginosas e chia.
Cúrcuma
Estudos comprovaram que a cúrcuma, presente no açafrão, ajuda no bloqueio do desenvolvimento de células cancerígenas e apresenta ações anti-inflamatórias e antioxidantes. A raiz apresenta baixa toxicidade, mas não é recomendado que o seu uso ultrapasse mais de 10g/dia.
Compostos sulfurosos
Alimentos com este composto, auxiliam na proteção da mutação genética e possuem nutrientes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres. Está presente no alho, cebola e vegetais crucíferos.
Zinco
A próstata humana acumula os níveis mais elevados de zinco (Zn) em relação a qualquer outro tecido mole do organismo. Este elemento inibe o crescimento das células cancerígenas na próstata, possivelmente devido à indução da interrupção do ciclo celular e apoptose. O elemento pode ser encontrado em leguminosas, sementes, nozes, carne vermelha, chocolate amargo, aveia e quinoa.