Partilhar

Desinfetante vs. água e sabão. Qual é o melhor?

A eficácia destes produtos na prevenção e combate à gripe é um dos focos que gera debate. A Direção-geral da Saúde (DGS) anuncia que este ano estão disponíveis no Serviço Nacional de Saúde 1,4 milhões de doses de vacinas contra a gripe gratuitas.

28 Maio 2020
Forever Young

O alerta do SNS diz que o vírus da gripe pode ser transmitido «também por contacto direto com partes do corpo ou superfícies contaminadas com o vírus, por exemplo, através das mãos». Como tal, manter uma boa higiene das mãos pode ser fundamental para a prevenção, mas, instala-se um debate sobre que produto garante a maior segurança. Desinfetante ou sabão?

O médico norte-americano Nikola Djordjevic, defende a água e o sabão, enquanto um estudo espanhol conclui que a utilização de desinfetante garante «um menor risco de contrair doenças respiratórias». A diferença na eficácia pode estar no tempo que demora a lavar as mãos com água e sabão e na quantidade de álcool do desinfetante.

Sabão é melhor, mas o desinfetante tem mais benefícios se…

O médico Nikola Djordjevic diz que lavar as mãos «com água e sabão por pelo menos 20 segundos é a maneira mais eficaz», especialmente, quando se tem a conveniência de ter uma pia com água a correr por perto. Além disso, a água e o sabão permitem uma limpeza «total em todas as fendas e dobras da pele, desde matéria orgânica às bactérias».

O centro norte-americano para o controlo e prevenção de doenças (CDC) atesta esta noção pela «eficácia reduzida do desinfetante quando as mãos estão visivelmente sujas/oleosas». Este também não funciona «para eliminar todos os tipos de germes e produtos químicos nocivos».

Contudo, o CDC afirma que, embora os desinfetantes à base de álcool possam inativar muitos tipos de micróbios de forma muito eficaz quando usados ​​corretamente, «as pessoas podem não utilizar uma quantidade suficientemente grande dos desinfetantes ou podem limpá-lo antes de secar». Djordjevic diz mesmo que se estes tiverem um conteúdo mínimo de 60% de álcool, os desinfetantes podem ser tão eficazes quanto o sabão e água, «mas a lavagem necessita de ter um tempo mínimo de 30 segundos».

O que leva a que..

Um estudo espanhol indique que as crianças que usam desinfetante têm um menor risco de contrair doenças respiratórias do que se lavarem as mãos com água e sabão».

Os autores do estudo descobriram também que quem lava as mãos com água e sabão pode incorrer «num risco 21% mais elevado em contrair doenças respiratórias, e 31% mais elevado de ter de tomar antibióticos», comparativamente com os que usam desinfetante.

Como devo lavar as mãos?

O CDC recomenda esfregar as costas das mãos entre os dedos e por baixo das unhas antes das refeições e depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar. Nikola Djordjevic sugere que para ter uma noção mais precisa dos 20 segundos, experimente cantar ou trautear a música “Parabéns a Você” duas vezes.

Na opção do desinfetante, o especialista recomenda que se cubra «a área total da palma das mãos e as esfregue, até que fiquem completamente secas».

“Existe uma utilidade para desinfetantes para as mãos com álcool, e o público pode não estar ciente do quão efetivo isso pode ser. Creio que as pessoas ainda o consideram como ‘se não consegues chegar a um lavatório, esta é a segunda melhor opção’, mas neste estudo foi mostrado que isso foi melhor do que a lavagem de mãos com água e sabão para este grupo”, disse Haas.

De acordo com Haas, apesar de o estudo ter sido realizado em Espanha, nada impede que os dados recolhidos na pesquisa também possam ser aplicados em outros lugares, ao mesmo tempo em que a maioria dos países desenvolvidos enfrenta os mesmos problemas relacionados com a propagação de germes.

Haas e Goldmann recomendam que os desinfetantes para as mãos sejam utilizados nas crianças mediante a supervisão de um adulto, apesar das vantagens destes produtos, uma vez que pode haver o risco de elas levarem o respetivo conteúdo à boca e, logo, apanharem uma intoxicação alcoólica.

Mais Recentes

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 9 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 11 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 11 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 12 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 12 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 13 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 13 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 13 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 14 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 14 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 14 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 15 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 15 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 17 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 17 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 18 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 18 horas

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 19 horas

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 19 horas

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.