Desde finalizar um projeto antigo, a começar um novo passatempo ou a recomeçar um trabalho que ficou esquecido na gaveta, as hipóteses para resoluções são muitas.
Assim e com o apoio destas 5 linhas orientadoras, segundo um levantamento de ideias realizado pela BBC News, vai conseguir levar a bom porto os objetivos delineados.
- Tenha objetivos realistas
Está mais próximo do sucesso quando os seus objetivos são realistas. Pensar em alvos desproporcionais ou inatingíveis pode ser irrealista e conduzi-lo durante o novo ano sob falsas expectativas.
É melhor começar com objetivos simples para posteriormente poder evoluir para resoluções mais difíceis de atingir.
- Pense em metas específicas
Faça um plano concreto para as atingir, pois é importante ponderar os detalhes. Vai sentir-se mais seguro e estimulado a seguir o que planeou se tiver pensado em todos os detalhes.
Mas não se esqueça que imprevistos acontecem e não pode ficar desanimado se, por acaso, algo não correr como esperado.
- Experimente objetivos comuns
Partilhar objetivos com mais pessoas pode ser uma boa fonte de motivação. Tornar públicos os seus compromissos também pode ajudar a que se sinta mais empenhado na sua execução, pois o peso de ter público pode reforçar a sua vontade.
Quem o diz é um filósofo da Universidade Warwick, no Reino Unido, John Michael, que estuda os fatores sociais envolvidos na criação e manutenção de compromissos. Ou seja, podemos estar mais vocacionados a cumprir os objetivos que também sejam vistos como relevantes para outras pessoas.
- Faça promessas de médio a longo prazo
As resoluções, que não são efémeras, pedem mais da nossa concentração e determinação, e podem mesmo dar mais prazer levar até ao fim a realização do objetivo.
Tenha um objetivo que lhe interesse, elabore um plano detalhado desde o primeiro dia. Não tenha pressas ou receio de pedir ajuda para enfrentar os obstáculos, que surgem ao longo do caminho.
- Paciência e controlo face aos erros
Apesar de tentarmos sempre evitá-los, os erros acontecem e até são o que mais valorizam, quando no final chegamos à meta a que nos propusemos.
Durante a execução, quando as falhas acontecem, tire um momento para reavaliar e prossiga com a aprendizagem rumo ao final planeado.
Ora, o início de um novo ano é sempre aquela altura do ano em que as pessoas tendem a fazer esse tipo de desejos para resolver nos 12 meses seguintes. Para mudar e cumprir essas resoluções, é preciso estar motivado e ter força de vontade.
Seja verdadeiro consigo mesmo e celebre as pequenas vitórias.