Segundo os profissionais, a qualidade da carne disponível numa mercearia ou supermercado é geralmente inferior ao nível da carne à venda nos talhos.
O primeiro tipo de carne que recomendam comprar sempre no talho é a carne maturada, pois os supermercados não têm tempo, equipamento ou organização para maturar a carne da maneira correta. Os talhos têm tempo e espaço para maturar a carne da forma correta trazendo muito mais sabor ao produto.
O segundo tipo é a carne com ossos. Diz quem sabe que as carnes com osso disponíveis nas caixas de supermercado tendem a ‘amaciar’ mais rápido do que os produtos desossados , dependendo da idade da carne e de como serão armazenadas. A presença do osso afeta o pH da carne, o que pode causar odor desagradável, textura viscosa e às vezes mudança de cor.
Seguem-se a carne picada e frango. Os especialistas referem que a carne picada e frango vêm de grandes frigoríficos, onde o risco de contaminação é significativamente maior.
O conselho é comprar nos talhos mais pequenos onde se sabe onde foram os animais criados, de que modo a carne é processada e o que contém cada mistura de carne picada.
Patês e miudezas também não devem ser adquiridas nos supermercados, mas sim nos talhos especializados.