Há momentos em que não sabemos gerir as refeições em torno do exercício físico e surgem questões como: é melhor fazer exercício com o estômago vazio ou tenho de comer alguma coisa primeiro?
A realidade é que não existe uma resposta correta, como tantas questões nutricionais, pois tanto fazer exercício com o estômago vazio como depois de comer tem os seus prós e contras.
A decisão de seguir uma opção ou outra dependerá de diversas variáveis como o tipo de exercício , os objetivos que se tem ou até mesmo como se sente. Por isso é importante individualizar cada caso, de acordo com as suas características e objetivos.
Se você quer emagrecer, praticar exercícios com o estômago vazio favorecerá o consumo de depósitos de gordura, portanto, haverá perda de gordura e, consequentemente de peso. Além disso, o corpo será treinado para melhorar a eficiência da queima de tecido adiposo , melhorando a sensibilidade à insulina. Porém, esses benefícios de praticar desporto com o estômago vazio surgem quando ele é de intensidade moderada ou baixa.
Se o que você procura é ganhar massa muscular, não tomar nada antes de praticar desporto também pode o beneficiar, pois ajuda a reduzir a inflamação no corpo , produzida pelo mesmo stresse corporal que o exercício físico gera. Qualquer tipo de inflamação atua consumindo as suas próprias proteínas, portanto, se esta for reduzida, a proteína não será consumida, mas será utilizada para a formação muscular.
Por outro lado, se procura melhorar o seu desempenho desportivo, comer algo antes do exercício pode beneficiá-lo, pois terá mais energia para atingir os seus objetivos, melhorar as suas notas e aproveitar ao máximo os nutrientes que ingere.