Partilhar

E se existisse um “terceiro estado” entre a vida e a morte? Pesquisa cientifica afirma que tal é verdade

Há séculos que os seres humanos refletem sobre a natureza da vida e da morte e, até agora, sem razão aparente, definiram a vida e a morte como as duas extremidades do mesmo pólo, opostas uma à outra. Agora, um estudo mostra resultados diferentes, chegando a um estado de “sem vida, sem morte”

29 Novembro 2024
Forever Young

Um grupo de biólogos celulares afirma que pode existir um “terceiro estado” que quebra as definições tradicionais de vida e morte, avança a Euronews.

Segundo os cientistas, «a morte é geralmente entendida como “a cessação irreversível do funcionamento global de um ser vivo», refere a noticia, no entanto, «medidas como a doação de órgãos mostram como os tecidos, órgãos e células podem continuar a viver durante algum tempo após a morte de um organismo».

Dois biólogos, Peter Noble, professor associado de microbiologia na Universidade do Alabama em Birmingham, e Alex Puzhitkov, diretor de bioinformática na Escola de Ciências Biológicas Earl e Manella, em Hope City (Arkansas), num artigo publicado na revista The Conversation, abordaram a forma como a emergência de novos organismos multicelulares nos permite quebrar os constrangimentos convencionais.

Exploraram em profundidade os processos que ocorrem nos organismos após a morte e que permitem que as células continuem a funcionar, possibilitando assim o sucesso de um transplante de órgãos, esclarece a Euronews.

«A investigação mostrou que células da pele isoladas de embriões de rãs mortos podem adaptar-se espontaneamente às condições das placas de laboratório (placas de Petri) e formar novas estruturas multicelulares chamadas xenobots», é esclarecido, «estas novas estruturas multicelulares também apresentavam comportamentos que iam muito para além das suas funções biológicas originais. Por exemplo, as novas estruturas feitas a partir de células de embriões de rãs mortas utilizaram os seus cílios (protuberâncias finas, semelhantes a pêlos) para se deslocarem no seu ambiente, enquanto que nos embriões de rãs vivas, estes cílios são normalmente utilizados para mover o muco».

»Os xenobots também possuíam a capacidade única de efetuar uma auto-replicação cinemática, o que significa que podiam replicar a sua forma física e a sua função sem ter em conta a via de crescimento tradicional», acrescenta a Euronews.

«Estudos demonstraram que as células pulmonares humanas também se podem reunir espontaneamente em pequenos organismos multicelulares com a capacidade de se moverem. Estes antropo-robôs também exibiram novos comportamentos e estruturas próprias e não só podiam manobrar no seu ambiente, como também se podiam reparar a si próprios e a células nervosas danificadas nas proximidades», é referido, como tal, «os resultados destas investigações revelaram adaptações notáveis dos sistemas celulares e desafiaram a noção de que as células e os organismos apenas evoluem de formas pré-determinadas».

Este conceito de um “terceiro estado” também sugeriu que o processo de morte do organismo pode influenciar consideravelmente a forma como a vida evolui ao longo do tempo, conclui a Euronews.

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 11 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 11 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 12 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 12 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 12 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 13 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 13 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 13 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 14 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 14 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 14 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 15 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 15 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 16 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 17 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 18 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 18 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 18 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 19 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.