<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Forte sismo sentido hoje na Nova Zelândia

16 Março 2023
Forever Young

Foi emitido alerta de risco de tsunami

Um sismo de magnitude 7,0 na escala de Richter atingiu hoje as ilhas Kermadec, arquipélago situado no norte da Nova Zelândia, com as autoridades norte-americanas a emitirem um alerta de risco de tsunami, avança a Lusa.

O abalo ocorreu às 13:56 (00:56 em Lisboa), a 22 quilómetros de profundidade sob o fundo do mar no Oceano Pacífico, de acordo com o instituto geológico dos EUA (United States Geological Survey, USGS), que regista a atividade sísmica em todo o mundo.

O sismo ocorreu a 980 quilómetros de Ohonua, no arquipélago de Tonga.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu um alerta sobre o potencial risco de tsunami para as “costas localizadas até 300 quilómetros do epicentro do terremoto” e prevê ondas “inferiores a 0,3 metros acima do nível da maré”.

As Ilhas Kermadec, que ficam entre a Nova Zelândia e Tonga, são despovoadas, exceto pelo pessoal de uma base instalada permanentemente na Ilha Raoul, que possui uma estação meteorológica e de rádio.

A Nova Zelândia fica no denominado “anel de fogo” do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, e o arquipélago regista cerca de 14 mil sismos por ano, na maioria de magnitude fraca a moderada, com apenas entre 100 e 150 sentidos pela população.