O grupo hoteleiro português Oásis Atlântico, um dos maiores em Cabo Verde, conta com lotação quase esgotada nos cinco hotéis no arquipélago na Páscoa, forte procura no verão e a abertura, este mês, da sexta unidade, na Boa Vista, avança a Lusa.
“Tudo indica que volte a ser um verão com excelentes taxas de ocupação, aí sim já comparáveis a 2022, que foi um verão muito bom. Nessa altura teremos já uma sexta unidade do grupo, desta vez na ilha da Boa Vista – o nosso novo ‘White Hotel’ abre em breve e será certamente um excelente contributo para a ilha, tanto a nível de viagens de negócios como de lazer”, explicou o diretor executivo do grupo Oásis Atlântico, Alexandre Abade.
Este novo hotel na Boa Vista, a segunda ilha de Cabo Verde mais procurada pelos turistas, tem abertura prevista para a segunda quinzena de abril e vai disponibilizar 66 quartos.
Já para este período da Páscoa, o grupo conta com os hotéis Salinas Sea, na ilha do Sal, e Tarrafal Alfândega Suites, na ilha de Santiago (inaugurado em 2022), com lotação esgotada. O hotel Belorizonte, também no Sal, conta com lotação a 70% nesta semana da Páscoa e o Porto Grande, na ilha de São Vicente, a cerca de 85%.
O hotel Praiamar, também na ilha de Santiago, é o que apresenta uma taxa de ocupação mais reduzida entre os cinco do grupo no período da Páscoa, mas que até sobe na semana seguinte, com a realização, na Praia, do “Kriol Jazz” festival.
Em Cabo Verde, o grupo Oásis Cabo Verde conta com uma oferta total de 1.028 quartos e emprega 902 trabalhadores.
“Estamos ainda a comparar com os números de pré-pandemia, pois a verdade é que a nossa atividade só retomou na totalidade a partir de maio, em 2022. Por esta altura, no ano passado, ainda tínhamos muitas incertezas e algumas restrições, que depois no verão se dissiparam completamente. É sempre importante referir o papel que as autoridades locais tiveram nesta retoma, gerindo as restrições e abertura do país e permitindo que o turismo, fonte de receita tão importante, retomasse assim que foi possível”, acrescentou Alexandre Abade.
O Oásis Atlântico é um grupo económico português nascido em Cabo Verde na década de 1990, instalando-se em seguida no nordeste do Brasil, em 2000, e em Marrocos, em 2019. Dispõe atualmente de oito hotéis, dos quais cinco em Cabo Verde, dois no nordeste brasileiro e um em Saidia, Marrocos, além de vários projetos imobiliários e turísticos em Cabo Verde e no Brasil.