<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Não resiste a um bom pão? Descubra a nova padaria com inspiração barroca

23 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Houve uma época em que as padarias eram o coração das comunidades, onde as pessoas se reuniam diariamente para saborear pães acabados de cozer, ficar a par das últimas notícias e onde a “boa comida” era acessível a todos.

Com o espírito renascentista e a vontade de trazer essa mesma atmosfera, nasce a padaria Lully 1661 que, na verdade, é muito mais do que apenas uma padaria.

 

Com o nome inspirado no compositor, músico e dançarino Jean-Baptiste Lully, que dominou o estilo musical barroco francês, o mais recente projeto criado no bairro do Beato, em Lisboa, tem como particularidade o forno do pão, que se revela o coração do espaço e distingue a qualidade como regra absoluta.

 

O conceito artesanal que integra e lidera a identidade da Lully 1661 alia-se a técnicas avançadas para garantir a qualidade e a autenticidade de uma gama repleta de produtos simples e essenciais, entre eles os vários tipos de pães, sandes compostas (umas que recorrem a combinações tradicionais, outras com abordagens inéditas), croissants, bolos, doces, café e muito mais.

 

Os pães da Lully 1661 são feitos de acordo com as receitas tradicionais francesas, utilizando massa natural e sal cinzento não refinado. A massa é trabalhada delicadamente e passa por um longo processo de fermentação, que permite o desenvolvimento dos sabores e texturas. O trigo biológico que a padaria utiliza é moído na pedra (como manda a tradição), e várias das farinhas utilizadas são importadas diretamente da região de Mâconnais, em França, duas vezes por mês. O processo de cozedura é objeto de uma atenção meticulosa, que permite obter o equilíbrio perfeito entre uma crosta estaladiça e um miolo macio.

 

Algumas das receitas são elaboradas com massa fermentada (levedura) 100% biológica, nomeadamente, os pães e a chamada viennoiserie (ou seja, os brioches, croissants e toda a panóplia de massas doces ou com ingredientes acrescentados que, habitualmente, se atribuem ao imaginário do típico pequeno-almoço francês). A Lully 1661 propõe, todos os dias, uma grande variedade de pães – cada um com a sua personalidade e o seu nome, como “La Flute” para a tradicional baguete longa com 1 metro de comprimento ou o Paillard, um pão de 4.5kg que os fundadores da padaria assim batizaram por essa ser a alcunha que Molière (o “Shakespeare Francês”, como alguns lhe chamam) deu ao seu amigo Jean-Baptiste Lully. Ao longo do dia, a Lully 1661 faz várias fornadas de pães e bolos de requinte, para garantir a frescura destas maravilhas que prometem acrescentar joie de vivre a quem passar pela boutique.

Mais Recentes

Diogo Jota morre em acidente de viação em Espanha

há 37 segundos

Investigadores canadianos associam pesadelos à intolerância à lactose

há 11 minutos

Estudo: células cerebrais descobrem “armazém secreto” de açúcar que protege contra o Alzheimer

há 35 minutos

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 15 horas

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 15 horas

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 15 horas

O “Monstro de Londres”: o agressor que aterrorizou a cidade antes de Jack, o Estripador

há 16 horas

IDO1: o “interruptor” do colesterol que pode salvar milhões de vidas

há 16 horas

Clima extremo faz portugueses repensarem férias: reservas flexíveis e ‘coolcations’ ganham força

há 19 horas

Estudo: Alterações climáticas vão reduzir produção das principais culturas globais até 2100

há 19 horas

Eletricidade: cavernas de sal podem tornar-se super baterias subterrâneas (e a Alemanha está entusiasmada)

há 20 horas

Escaldões: por que o after sun pode não ser a melhor solução e o que deve usar para aliviar a pele

há 20 horas

Aldeia sérvia reivindica ser o berço do primeiro vampiro do mundo

há 21 horas

Porque está a Terra a girar mais depressa? Cientistas estão intrigados com os dias mais curtos deste verão

há 21 horas

Transformar plástico em paracetamol? Cientistas criam medicamento a partir de garrafas PET

há 22 horas

Borboletas que bebem lágrimas? A estranha amizade entre tartarugas e insetos na Amazónia

há 22 horas

Há 100 milhões de anos, era este o animal que dominava os oceanos em todo o mundo

há 23 horas

E se o tempo tiver três dimensões? Nova teoria propõe modelo radical que pode unificar toda a física

há 23 horas

Construir casas na Lua, com materiais da Lua: o novo desafio da NASA

há 23 horas

Flexibilidade: O que significa se não conseguir tocar nos dedos dos pés?

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.