Partilhar

Novo álbum de Diogo Piçarra é muito mais do que sentimental

O cantor Diogo Piçarra edita na sexta-feira o álbum “SNTMNTL”, que se lê ‘sentimental’ mas é muito mais do que isso, no qual se aventura pela música eletrónica, mas sem nunca perder a sua essência.

29 Fevereiro 2024
Forever Young

Em entrevista à Lusa, Diogo Piçarra contou que sempre que partilhava o nome do novo trabalho a alguém “as pessoas ficavam a pensar ‘vem aí romance’”.

Mas “SNTMNTL” é outra coisa, “principalmente pela eletrónica, e por algumas letras”. Foi para deixar isso patente no título que acabou por retirar as vogais da palavra, desconstruindo-a, fazendo com que o “significado que ela ficasse mais agressivo e um bocadinho mais provocador”.

“E era o significado que eu queria que esse título tivesse. Lê-se sentimental, mas não significa só sentimental”, explicou.

Além disso, o sucessor de “South Side Boy”, editado em 2019, nasceu numa nova realidade, “acima de tudo de pós-pandemia, mas também de inteligência artificial, de redes sociais, de plataformas digitais.”

Embora no novo álbum Diogo Piçarra assuma uma mudança no percurso musical, esta não é “a 100%”, visto que “está lá sempre a essência”, nas músicas “que remetem as pessoas para os primeiros trabalhos”.

“Mas, sem dúvida que tenho alguns temas um bocadinho mais ‘exploradores’, na medida em que me aventurei um bocadinho mais em estilos eletrónicos em que não me tinha aventurado e até mesmo algumas letras que ainda não tinha abordado”, disse.

Para quem segue o trabalho de Diogo Piçarra, a aposta na música eletrónica “não vai ser nenhuma surpresa”. “Já tinha lançado algumas coisas assim, e já tinha mergulhado um pouco no ‘drum ‘n’ bass’ e no ‘house’”, disse.

A ter havido algum ‘choque’ terá acontecido com “Dialeto”, do álbum “do=s” (2017), “pela música em si, que é mais ‘tropical house’, e com a letra ‘bye bye bye’, as pessoas ficaram meio ‘ei, o que é que vem aí?’, mas claro que a essência estava lá toda”.

“Desde aí, tem estado bem presente na minha vida a eletrónica, seja em disco, seja no concerto também. Desde esse momento, convidei bailarinos para fazerem parte do espetáculo. Faz todo o sentido e há sempre um momento mais de dança. Por isso, acho que não vai ser de todo estranho, as pessoas já vão esperar porque está sempre aliado à ‘pop’”, referiu.

Diogo Piçarra sempre ouviu música eletrónica, sempre, ou maioritariamente, cantada em inglês.

“O desafio é tentar transformar esse estilo e tentar adaptá-lo à nossa língua, o que não é fácil, nem sempre funciona com todo o estilo musical, com todas as palavras que existem no mundo. Tenho vindo a cavar, a pesquisar e a tentar também evoluir nesse sentido, na produção e na escrita, e tentar escolher as palavras certas, que possam combinar com a eletrónica que tenho usado, e estou feliz com o resultado”, referiu.

Para o ajudarem com a produção dos temas, Diogo Piçarra convocou vários produtores ligados à eletrónica, como Tom Martin, Stego ou Holly.

“Ter outros produtores a ajudar-me na produção, ou na pós-produção, é dar-me outra visão de que não estou nada à espera e de que preciso mesmo, porque quero que a música vá por um caminho diferente”, referiu.

No novo álbum, Diogo Piçarra não assume apenas uma mudança musical, mas também ao nível das letras, e isso nota-se num dos primeiros ‘singles’, “Não te odeio”, no qual fala “de não querer ter pessoas falsas e tóxicas por perto”. “Ainda nunca tinha falado sobre isso, mas já o sinto desde o início, há muito tempo”, partilhou.

O músico quer que o novo trabalho seja “completo em todos os sentidos – musical e visualmente”, e, por isso, as músicas têm vídeos, “que remetem para as questões da robótica”.

Diogo Piçarra revelou que isso irá também passar para o palco. Diogo Piçarra atua em 13 de abril no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e no dia 20 do mesmo mês no Campo Pequeno, em Lisboa.

 

JRS // TDI

Lusa/Fim

Mais Recentes

Mantenha o bom funcionamento dos rins incluindo estes alimentos na sua rotina alimentar

há 38 minutos

Retábulo do Mosteiro de Alcobaça selecionado para programa World Monuments Watch

há 2 horas

Todo o cuidado é pouco: as pessoas destes signos têm uma enorme habilidade para mentir

há 2 horas

Construa uma relação que dure para sempre: implemente estas estratégias que podem (mesmo) ajudar

há 2 horas

Aprenda para poupar: estes são os eletrodomésticos que gastam mais energia

há 3 horas

Óbito: Morreu Linda Nolan, cantora do grupo The Nolans

há 3 horas

De uma vez por todas: até que ponto lavar o cabelo diariamente provoca caspa?

há 3 horas

Certamente já ouviu dizer que o café faz mal aos dentes: mas será mesmo assim?

há 3 horas

Meningioma: estes são os primeiros sintomas do tumor craniano que atinge mais as mulheres

há 4 horas

Vamping: se dorme com o telemóvel conheça os dois sintomas que deve mesmo levar em consideração, alertam os médicos

há 4 horas

Epidemiologista explica os benefícios que obtemos por arrefecer a massa e o arroz no frigorifico depois de cozidos

há 5 horas

Opinião: «Cápsula Endoscópica: uma revolução no diagnóstico do tubo digestivo», Bruno Rosa, médico Gastroenterologista

há 5 horas

Já imaginou um corredor transportes públicos na autoestrada A5? Há quem o defenda e pode ver a acontecer

há 6 horas

Internamento em enfermaria está condicionado em dois hospitais nacionais

há 6 horas

Livros inéditos, premiados, romances, distopias e novelas gráficas na Relógio d’Água (incluindo histórias que têm a guerra na Ucrânia como pano de fundo)

há 6 horas

IRS Jovem: Governo disponível para clarificar retenções na fonte

há 6 horas

DGArtes: Abertos concursos do Programa de Apoio a Projetos

há 6 horas

Dulce Maria Cardoso nomeada para Prémio Literário de Dublin com romance “Eliete”

há 6 horas

Opinião: «Videojogos no ensino, uma ferramenta que potencia a aprendizagem», Vítor Girão Bastos, Mestre em Educação na área “Tecnologias Digitais”

há 7 horas

Novos hábitos alimentares: «O sucesso não termina quando se atingem os objetivos, mas na sua manutenção a longo prazo », Rui Bento, nutricionista

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.