Partilhar

Opinião: «A obesidade e o mito de Sísifo: doentes condenados a lutar todos os dias contra a obesidade, mesmo sabendo que dia após dia a obesidade regressa»

Artigo de opinião de Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo,  Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde. Professor da FMUP e investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

15 Maio 2024
Gil Faria, cirurgião

Na mitologia grega, Sísifo é conhecido pelo seu castigo eterno no submundo, onde é condenado a rolar uma pedra montanha acima, apenas para a ver rolar de volta para baixo antes de atingir o topo. Este mito tem sido frequentemente interpretado como uma metáfora para tarefas fúteis e impossíveis, onde o esforço parece inútil diante da inevitável derrota…

Ao olharmos para a obesidade, vemos muitas vezes um cenário semelhante: doentes condenados a lutar todos os dias contra a obesidade, mesmo sabendo que dia após dia a obesidade regressa, tal como a pedra ao sopé da montanha.

A obesidade é uma doença complexa e multifatorial, influenciada por uma interação entre fatores genéticos, ambientais, sociais e comportamentais. Muitas vezes, a perda de peso parece uma batalha contínua e desanimadora, onde os esforços para alcançar um peso saudável se assemelham ao castigo de Sísifo, sem nunca alcançar um sucesso duradouro.

O tratamento clássico para a obesidade tem-se baseado na tentativa de diminuir o peso da pedra (controlo da ingestão alimentar) ou de incentivar o trabalho de Sísifo (exercício físico). E, tal como este, os doentes com obesidade têm um caminho a trilhar de perseverança e resistência. Apesar das repetidas derrotas, continuam a encontrar significado no seu próprio esforço persistente. Cada tentativa de adotar hábitos saudáveis, resulta num crescimento pessoal, mas, frequentemente, resulta num regresso ao estado de partida.

Como seria a vida de Sísifo se lhe conseguíssemos remover a pedra? Como seria a vida de um doente com obesidade se lhe conseguíssemos reduzir o peso que o empurra constantemente montanha abaixo? E é precisamente isso que a cirurgia metabólica oferece: a possibilidade de remover a pedra.

A cirurgia permite ao doente que este deixe de ter o seu metabolismo em permanente luta interna; permite-lhe escalar a montanha, sem ter de carregar constantemente o peso da derrota. A cirurgia possibilita que, pela primeira vez, os doentes com obesidade consigam ver uma real recompensa para os seus esforços ao adotarem hábitos mais saudáveis. Facilitando a adesão aos planos alimentares e diminuindo a adaptação do metabolismo, permite que os doentes percam peso de forma duradoura. Isto funciona também como reforço para manter os hábitos alimentares e facilita a prática de exercício físico. Portanto, não só removemos a pedra de Sísifo como lhe conseguimos dar mais força para subir montanha acima, muito mais leve e confiante na vitória final.

É verdade que o tratamento da obesidade pode ser desafiador e cheio de obstáculos, mas com o tratamento adequado podemos encontrar, finalmente, esperança de que o esforço, a determinação e a resiliência poderão finalmente obter resultados. Em cada passo montanha acima, os doentes com obesidade conseguirão caminhar (agora sem o peso da pedra) em direção a uma vida mais completa e saudável. Agora que se comemora o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, vamos todos ajudar a remover as pedras e empoderar os doentes com obesidade a recuperar o controlo do seu destino.

 

 

Mais Recentes

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 47 minutos

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 2 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 3 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 4 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 5 horas

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 6 horas

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 23 horas

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 23 horas

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 23 horas

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 23 horas

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 24 horas

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 1 dia

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 1 dia

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 1 dia

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 1 dia

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 1 dia

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 1 dia

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 1 dia

Diga adeus aos buracos na parede: com esta invenção tudo fica muito mais simples (por apenas 4,99 euros)

há 1 dia

Descobrimos a árvore de Natal perfeita: é original, não ocupa espaço e custa 12,99 euros (só no Ikea)

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.