<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Palaphita, o eco-lounge de Cascais, exalta a alegria e os sabores da Amazónia

22 Março 2024
Sandra M. Pinto

O que seria pavulagem? Emperiquitada? Chibata? Pai d’égua? Na estação mais alegre do ano, o Palaphita brinca com expressões do Norte do Brasil na sua nova ementa, que sabe muito bem com os dias solares que estão por vir e a vista mais deslumbrante de Cascais.

Emperiquitada, que quer dizer algo demasiadamente enfeitado, no menu preparado pela chef Natacha Fink, é o nome de uma salada de estilo mediterrâneo com pepino, cubos de queijo de cabra, tomatinhos, azeitonas, picles de cebola roxa com açaí, folhosos da horta e homus caseiro com azeite de oliva. Já Pai d’égua, que significa fenomenal, dá nome ao queijo tipo coalho grelhado em cubos e servido com geleia de caju. E Mani, que vem da língua originária tupi e faz referência à mandioca, na ementa do Palaphita chega como um bolinho de mandioca com queijo coalho, servido com geleia de açaí. Entre as novas entradas, ainda há o Carpaccio da Floresta: finas fatias de carne black angus e mix de folhas da horta com molho de azeite, mel silvestre, mostarda, queijo feta, alcaparras e pães.

Nos pratos principais, uma expressão de surpresa e entusiasmo apresenta uma das especialidades de casa em nova versão. O Eita Polvo traz o fruto do mar grelhado, com pesto de manjericão servido sobre arroz verde cremoso com brócolis ao alho. Chibata, que serve para denominar o que é muito bem feito, dá nome ao prato com lombo bovino sobre puff de mandioca recheada com queijo, acompanhado de cogumelos no seu próprio molho e azeite trufado. A leve agitação das águas dos rios e do mar que no Norte do Brasil é chamada de Banzeiro inspirou a massa de arroz tipo bifum com camarões salteados e legumes da estação, teriyaki de cupuaçu, molho de ostra e geleia de pimentas brasileiros. Se pavulagem é atitude de quem quer parecer o que não é, no Palaphita, o Pavulagem Veggie (massa de arroz tipo bifum com vegetais e lula plant based, teriyaki de cupuaçu, molho de soja e geleia de pimentas brasileiros) propõe surpreender na positiva.

Nas sobremesas, a novidade é o creme lácteo supergelado recheado com doce de amendoim e a sua paçoca que ganhou o nome Vixe Maria. A expressão, derivada de “Virgem Maria”, combina bem com a sensação de experimentar algo realmente saboroso.

Drinks da Primavera destacam a cachaça

Para a primavera, as bebidas refrescantes estão em alta como as caipirinhas e caipiroskas de Maracujá e a Margarita de Melancia. O exuberante Fink Expresso Martini (Vodka premium com café torrado selecionado) vem com altas doses de cafeína e o Pinga Colada é uma releitura com cachaça premium, leite de coco e abacaxi. Para quem quer um drink sem álcool, o Palaphita faz uma homenagem ao surfista campeão olímpico e mundial de surfe, Ítalo Ferreira, que sempre que vai ao eco-lounge pede um Ice Tea diferente. O #GoItalo leva laranja, limão e frutas vermelhas.

Morada: Bosque da Casa da Guia, Avenida Nossa Senhora do Cabo 101. Cascais, Portugal

Horário de Funcionamento:

Todos os dias, das 12h às 22h.

Encerrado às terças-feiras.