Partilhar

Prestações da casa com Euribor a 3 meses já devem descer em dezembro e janeiro

O governador do Banco de Portugal afirma que o topo das Euribor foi registado no quarto trimestre deste ano, esperando que as prestações dos contratos indexados à Euribor a três meses já registem uma ligeira redução em dezembro e janeiro.

15 Dezembro 2023
Forever Young

“Atingimos o topo das taxas Euribor no quarto trimestre de 2023. As atualizações trimestrais nos contratos em que a Euribor a três meses é utilizada a partir de dezembro e janeiro já vão refletir uma ligeira redução das taxas”, disse Mário Centeno, na conferência de imprensa de apresentação do Boletim Económico de dezembro, em Lisboa, avança a Lusa.

O responsável do banco central explicou que “em fevereiro, março e abril vai passar para os contratos com indexante a seis meses e depois para contratos com indexante a 12 meses”.

“Se não houver nenhum choque adicional esta vai ser a trajetória ao longo de 2024”, acredita.

O BCE decidiu, esta quinta-feira, manter inalterada a taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito em 4,50%, 4,75% e 4,00%, respetivamente.

Segundo dados do BdP referentes a outubro de 2023, a Euribor a 12 meses representava 37,8% do ‘stock’ de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável. Os mesmos dados indicam que a Euribor a seis e a três meses representava 35,9% e 23,6%, respetivamente.

As Euribor começaram a subir mais significativamente a partir de 04 de fevereiro de 2022, depois de o BCE ter admitido que poderia subir as taxas de juro diretoras devido ao aumento da inflação na zona euro e a tendência foi reforçada com o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.

As taxas Euribor a três, a seis e a 12 meses registaram mínimos de sempre, respetivamente, de -0,605% em 14 de dezembro de 2021, de -0,554% e de -0,518% em 20 de dezembro de 2021.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

 

Mais Recentes

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 11 minutos

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 38 minutos

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 53 minutos

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 1 hora

Nuria: conheça a próxima depressão que atingir Portugal esta semana

há 1 hora

Novas regras do Registo Nacional de Utentes em vigor para melhorar serviços de saúde

há 2 horas

Banda composta por utentes autistas ajuda músicos a ganhar autonomia

há 2 horas

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo

há 2 horas

Óbito : Morreu o ator Val Kilmer, de “Top Gun” e “The Doors”

há 3 horas

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 18 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 19 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 19 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 19 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 20 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 20 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 20 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 21 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 21 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 21 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.