Muitos sonham com a reforma, mas um estudo descobriu que as pessoas que trabalhavam por mais tempo viviam mais. Os investigadores especulam que isso ocorra porque o trabalho geralmente envolve interação social, movimento e uma sensação de propósito.
Uma pesquisa norte-americana de 2018 descobriu que 30 por cento dos trabalhadores planeavam trabalhar aos 70 e até depois. Este pode ser, também, o seu caso por diversas razões: apenas para se manter ativo ou garantir a sua saúde financeira e da família.
Saiba, então, que se faz parte dos seus planos trabalhar até aos 70 ou depois, deve ter em consideração as seguintes 3 prioridades, que podem ser vistas, também, como passos importantes para atingir o sucesso:
1- Mantenha-se saudável
Na mesma pesquisa, entre os que se reformaram antes do esperado, 41 por cento disseram que isso se deveu a problemas de saúde.
A saúde é sempre importante e se planeia trabalhar até tão tarde, torna-se, ainda mais importante, assegurar que continua a apresentar-se saudável, perante os seus colegas ou chefes, para poder trabalhar mais.
2- Não se desligue dos contactos da sua rede profissional
Vai ser também importante que mantenha o contato com as pessoas da sua rede profissional. Uma mudança de carreira é possível em qualquer idade, mas assim garante que continua a trabalhar o tempo que quiser ou precisar e que todos estão conscientes do seu estado profissional.
Aliás, pode mesmo informar uma rede de pessoas do seu plano profissional e pode até ter uma surpresa. Esteja atento a diferentes oportunidades de emprego, porque o seu empregador pode ter ideias diferentes sobre a sua continuidade na empresa.
3- Garanta a sua independência financeira
Sobretudo, se a sua continuidade no mundo do trabalho se dever a razões financeiras, pense no dinheiro que gostava de amealhar e use uma calculadora para o ajudar a descobrir onde está, financeiramente, e quanto precisa de poupar. Fazer pequenos sacrifícios agora pode render mais tarde e há formas de conseguir uma mudança tranquila para a reforma.
Se cortar os seus gastos em pequena escala pode não o levar à independência financeira, pense em melhores formas de gerir o seu dinheiro.
Poupar e investir: as 10 melhores formas de gerir o seu dinheiro