1. Destaque-se
O primeiro passo para ficar na lembrança das outras pessoas é, na verdade, o mais difícil. Os líderes das organizações cruzam-se com muita gente todos os dias, isto significa que há mais pessoas que sabem quem eles são do que pessoas de quem se lembram.
No início, seu chefe imediato vai conhecê-lo (assim se espera), mas qualquer um acima dele na cadeia hierárquica pode não saber quem é. Por isso, é preciso usar alguns princípios básicos de memória para ficar registrado na memória deles. Deve destacar-se desde cedo e com frequência. Quanto mais projectos puder participar (e fizer um bom trabalho), mais vezes o seu nome será mencionado. Mas a realização de um único projecto não vai torná-lo memorável, a consistência do envolvimento ao longo do tempo ajudará.
2. Mostre em vez de falar
Muitas pessoas acham que a melhor maneira de se destacar no trabalho é encontrar maneiras de dizer aos líderes as coisas que fizeram. No entanto, para ser memorável, é necessário encontrar formas de trabalhar com as pessoas que quer impressionar. Ofereça-se para fazer parte de equipas que envolvam líderes importantes. Faça apresentações sobre o trabalho que fez.
Aproveite as oportunidades de interagir com os líderes como parte do trabalho que faz. Mas envolva-se com os líderes no processo de trabalho, em vez de procurar motivos para falar com eles sobre o que faz.
3. Resolva os problemas de outras pessoas
Outra forma de se destacar é ligar o trabalho a algo que seja importante para os interesses dos líderes. As pessoas lembram-se sempre de quem foi útil para elas.
Quando ajuda os outros a atingir suas metas, é muito mais provável que prestem atenção ao que alcançou do que quando se concentra apenas em fazer coisas que lhe interessam.
4. Peça conselhos
Quando pede conselhos a um líder, está a enaltecer a experiência dele e isto demonstra a sua vontade para aprender. Quando os líderes dão conselhos, formam a sua própria opinião a seu respeito.Como resultado, é mais provável que se lembrem de si mais tarde, quando estiverem a reunir equipas para trabalhar em projectos importantes ou listas de pessoas a serem consideradas para novas promoções.