Partilhar

Quer ser um melhor líder? Estes filmes prometem ajudar

Alguns dos filmes mais clássicos “escondem” mensagens verdadeiramente inspiradoras

2 Outubro 2020
Forever Young

O cinema pode ser uma maneira bastante agradável de garantir lições sobre liderança e motivação. Há filmes que são ótimos agentes de inspiração para manter o foco nos nossos objetivos e não desistir.

De acordo com o site Etalent estas são algumas das escolhas cinematográficas mais capazes de o ajudar a tornar-se num melhor líder. Perceba aqui porquê.

 

O Rei Leão
  • Responsabilidade e respeito: Mufasa é um líder que age de forma respeitável e responsável, exercendo a liderança apenas dentro das fronteiras do seu reino. Um bom líder respeita a sua equipa e seus colaboradores, respeitando o limite profissional que existe na relação.
  • Mentoria: os mentores ensinam, instruem e são persuasivos sem usar a chantagem, força ou manipulação. Mufasa é um mentor, característica essencial de um bom líder;
  • Inspiração: os bons líderes podem motivar a equipa servindo de inspiração. É exatamente o que Mufasa faz durante o filme: encoraja Simba a ser tão forte e corajoso quanto ele, servindo de exemplo;
  • Valorização: Scar representa os líderes que não consideram o bem-estar alheio e estão interessados apenas no poder e no próprio sucesso. Hoje, o mercado reconhece o capital humano como um dos elementos principais para que um negócio atinja seus objetivos, fazendo com que a personagem vá ao contrário de tudo o que é indicado para motivar uma equipa.
O Diabo Veste Prada

É já considerado um clássico quando o assunto é o principio da carreira. O filme mostra o início da vida profissional de Andy, que se vê obrigada a assumir determinadas posturas com as quais muitas vezes não concorda em troca de sua ascensão na empresa.

Embora a obra tenha como principal foco um dos primeiros empregos da personagem de Anne Hathaway, o ponto alto e chave da história é a postura de Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep. Ao mesmo tempo em que ultrapassa todos os limites do autoritarismo, o seu poder e sucesso é motivo de admiração.

Para os líderes, o filme é uma ótima oportunidade para fazer uma autocrítica a respeito do seu comportamento frente aos colaboradores.

 

Karaté Kid

Este filme pode ser definido como uma sessão de coaching. Mesmo quem nunca o viu já deve ter ouvido falar do senhor Miyagi, uma dos personagens mais marcantes do cinema da década de 80.

A história gira em torno do karaté. Daniel Sam procura Miyagi com o objetivo de conhecer as técnicas da luta, e acaba tendo lições de vida bastante valiosas.

O papel de coaching surge quando o Miyagi estimula Daniel a encontrar as suas próprias respostas, para que pudesse desenvolvê-las tornando-se assim num grande lutador. Uma verdadeira aula de motivação e força de vontade.

 

Em Busca da Felicidade

É impossível falar sobre carreira, liderança e motivação sem citar este filme, em que o Will Smith dá vida a um vendedor falido que assume a guarda do seu filho pequeno.

O que deveria ser um momento de tranquilidade e extrema alegria transforma-se numa grande crise, uma vez que a personagem enfrenta grandes dificuldades financeiras e procura um novo emprego. A história é inspirada na vida de Chris Gardner que, aos 28 anos, estava desempregado e morava na rua com uma criança de 14 meses.

Motivação é o pilar que sustenta o emocionante enredo, fazendo da obra um filme obrigatório para quem estabeleceu metas e deseja alcançar o ponto alto da sua carreira.

 

O Clube dos  Poetas Mortos

O filme destaca vários tipos de liderança, mas o modelo autoritário e o afetivo são os que mais se destacam: autoritário –  sustentado pela relação de poder e obediência; afetivo – considera o apoio às pessoas, exercendo uma liderança responsável que procura garantir o bem-estar da equipa.

O filme mostra uma escola regida pelo autoritarismo, cujo regras devem ser obedecidas imediatamente. O posicionamento vai de encontro à educação que os pais dos alunos adotam nas suas casas. Tudo muda com a chegada do professor John Keating, simpatizante do modelo de liderança afetiva, que estimula a criatividade dos alunos e os encoraja a perder os seus maiores medos.

 

Big Fish

Neste filme de  Tim Burton a principal mensagem é: cabe a cada um de nós descobrir o que há de bom em cada situação que nos acontece.

Até os pequenos problemas do quotidiano são uma oportunidade para fazer a diferença. A personagem principal, Edward Bloom, baseia-se numa mistura entre realidade, ambição, otimismo, motivação e coragem. Devemos ser persistentes na procura dos nossos objetivos.

 

Homens de Negócios

O filme certo para quem procura uma história de determinação e superação, mostrando de uma forma bastante realista o quão duro pode ser perder o emprego sem aviso prévio.

A obra narra como três amigos reagem a essa mesma situação, após serem despedidos pela empresa que adopta uma política de corte de gastos para obter maiores lucros.

 

 

Mais Recentes

Já ouviu falar em “deepfake” ou em “woke”? Conheça as palavras inglesas que marcam a história dos últimos 90 anos

há 11 minutos

Celebre Um Natal Inesquecível Com as Sugestões Da Chicco

há 17 minutos

Gostava de fazer algumas perguntas ao Papa? Basta enviar para o Vaticano que Francisco responde na nova revista mensal

há 21 minutos

Escola Nacional de Saúde Pública lança Knowledge Center e Rede Portuguesa de Ciência da Implementação

há 33 minutos

VIH: Portugal registou 120 novos casos em 2023

há 1 hora

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 2 dias

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 2 dias

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 2 dias

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 2 dias

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 2 dias

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 2 dias

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 2 dias

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 2 dias

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 2 dias

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 2 dias

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 2 dias

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 2 dias

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 2 dias

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 2 dias

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.