O cinema pode ser uma maneira bastante agradável de garantir lições sobre liderança e motivação. Há filmes que são ótimos agentes de inspiração para manter o foco nos nossos objetivos e não desistir.
De acordo com o site Etalent estas são algumas das escolhas cinematográficas mais capazes de o ajudar a tornar-se num melhor líder. Perceba aqui porquê.
O Rei Leão
- Responsabilidade e respeito: Mufasa é um líder que age de forma respeitável e responsável, exercendo a liderança apenas dentro das fronteiras do seu reino. Um bom líder respeita a sua equipa e seus colaboradores, respeitando o limite profissional que existe na relação.
- Mentoria: os mentores ensinam, instruem e são persuasivos sem usar a chantagem, força ou manipulação. Mufasa é um mentor, característica essencial de um bom líder;
- Inspiração: os bons líderes podem motivar a equipa servindo de inspiração. É exatamente o que Mufasa faz durante o filme: encoraja Simba a ser tão forte e corajoso quanto ele, servindo de exemplo;
- Valorização: Scar representa os líderes que não consideram o bem-estar alheio e estão interessados apenas no poder e no próprio sucesso. Hoje, o mercado reconhece o capital humano como um dos elementos principais para que um negócio atinja seus objetivos, fazendo com que a personagem vá ao contrário de tudo o que é indicado para motivar uma equipa.
O Diabo Veste Prada
É já considerado um clássico quando o assunto é o principio da carreira. O filme mostra o início da vida profissional de Andy, que se vê obrigada a assumir determinadas posturas com as quais muitas vezes não concorda em troca de sua ascensão na empresa.
Embora a obra tenha como principal foco um dos primeiros empregos da personagem de Anne Hathaway, o ponto alto e chave da história é a postura de Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep. Ao mesmo tempo em que ultrapassa todos os limites do autoritarismo, o seu poder e sucesso é motivo de admiração.
Para os líderes, o filme é uma ótima oportunidade para fazer uma autocrítica a respeito do seu comportamento frente aos colaboradores.
Karaté Kid
Este filme pode ser definido como uma sessão de coaching. Mesmo quem nunca o viu já deve ter ouvido falar do senhor Miyagi, uma dos personagens mais marcantes do cinema da década de 80.
A história gira em torno do karaté. Daniel Sam procura Miyagi com o objetivo de conhecer as técnicas da luta, e acaba tendo lições de vida bastante valiosas.
O papel de coaching surge quando o Miyagi estimula Daniel a encontrar as suas próprias respostas, para que pudesse desenvolvê-las tornando-se assim num grande lutador. Uma verdadeira aula de motivação e força de vontade.
Em Busca da Felicidade
É impossível falar sobre carreira, liderança e motivação sem citar este filme, em que o Will Smith dá vida a um vendedor falido que assume a guarda do seu filho pequeno.
O que deveria ser um momento de tranquilidade e extrema alegria transforma-se numa grande crise, uma vez que a personagem enfrenta grandes dificuldades financeiras e procura um novo emprego. A história é inspirada na vida de Chris Gardner que, aos 28 anos, estava desempregado e morava na rua com uma criança de 14 meses.
Motivação é o pilar que sustenta o emocionante enredo, fazendo da obra um filme obrigatório para quem estabeleceu metas e deseja alcançar o ponto alto da sua carreira.
O Clube dos Poetas Mortos
O filme destaca vários tipos de liderança, mas o modelo autoritário e o afetivo são os que mais se destacam: autoritário – sustentado pela relação de poder e obediência; afetivo – considera o apoio às pessoas, exercendo uma liderança responsável que procura garantir o bem-estar da equipa.
O filme mostra uma escola regida pelo autoritarismo, cujo regras devem ser obedecidas imediatamente. O posicionamento vai de encontro à educação que os pais dos alunos adotam nas suas casas. Tudo muda com a chegada do professor John Keating, simpatizante do modelo de liderança afetiva, que estimula a criatividade dos alunos e os encoraja a perder os seus maiores medos.
Big Fish
Neste filme de Tim Burton a principal mensagem é: cabe a cada um de nós descobrir o que há de bom em cada situação que nos acontece.
Até os pequenos problemas do quotidiano são uma oportunidade para fazer a diferença. A personagem principal, Edward Bloom, baseia-se numa mistura entre realidade, ambição, otimismo, motivação e coragem. Devemos ser persistentes na procura dos nossos objetivos.
Homens de Negócios
O filme certo para quem procura uma história de determinação e superação, mostrando de uma forma bastante realista o quão duro pode ser perder o emprego sem aviso prévio.
A obra narra como três amigos reagem a essa mesma situação, após serem despedidos pela empresa que adopta uma política de corte de gastos para obter maiores lucros.