Os cientistas desenvolvem medicamentos e dão-lhes nomes com base na sua estrutura química e molecular.
Um medicamento pode permanecer em desenvolvimento e testes durante uma média de 10,2 anos . Devido às dificuldades e despesas de trazer um novo medicamento para o mercado, apenas uma pequena percentagem de medicamentos chega ao estágio de aprovação. A Organização Mundial da Saúde determina que todos os medicamentos tenham um nome genérico, o Nome Não Proprietário Internacional , que é usado mundialmente assim que um medicamento é aprovado.
Determinar um nome de marca requer arte e ciência.
As empresas farmacêuticas devem encontrar um nome que possa ser aprovado para marca registada e vendas. ” The Week” destacou nomes incomuns de medicamentos do passado, incluindo Anakinra, para a artrite reumatoide.
O artigo também observou que Dommperidona soa como Dom Perignon, sendo que “This Week” citou a semelhança do nome com o champanhe de alta qualidade, embora o comprimido que ajuda as mães que amamentam não esteja aprovado nos EUA.
Em 2020, a FDA publicou diretrizes não vinculativas para nomear medicamentos.
Essas melhores práticas, por exemplo, devem ajudar a evitar que dois nomes de medicamentos sejam tão semelhantes que um médico ou farmacêutico acidentalmente se engane num deles.
Um medicamento deve ter um nome único que seja facilmente distinguível de outros medicamentos. A orientação da FDA recomenda que as empresas farmacêuticas pré-selecionem nomes antes de atribuí-los e usem estas etapas para evitar problemas: semelhanças óbvias e pronúncia de nomes proprietários, sendo cautelosos ao usar extensões como “de longa ação”, não tragam de volta um nome de produto fora do mercado e evitem letras e números que são impronunciáveis como uma palavra. O exemplo da FDA é IVS548.
O programa de computador POCA (Análise Fonética e Ortográfica por Computador) sinaliza semelhanças entre os nomes de medicamentos.
Depois de um nome ser atribuído e registado, o composto passa para um estágio de vida em que a empresa farmacêutica pode comercializar o produto.